EUA: exportações de carne devem manter-se abundantes, analista contraria projeções do USDA
1 de novembro de 2011
Começa campanha de vacinação contra Aftosa em 19 Estados
1 de novembro de 2011

EUA: carne bovina lidera inflação de alimentos, diz USDA

Os preços das carnes em geral estão aumentando mais rápido do que os preços de outras categorias de alimentos nesse ano. O relatório mostra que o IPC de 2011 para todos os alimentos aumentou em 3,5% a 4,5%, enquanto carnes vermelhas, carnes de aves e de peixes aumentaram em 5,5% a 6,5%.

Os preços da carne bovina dos Estados Unidos deverão ficar em média 8% a 9% maiores nesse ano do que em 2010, de acordo com o último Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para Alimentos do Serviço de Pesquisas Econômicas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O relatório de outubro projeta que a tendência continuará no próximo ano, mas a um ritmo mais lento, com um aumento no IPC em 2012 para carne bovina projetado em 4,5% a 5,5%.

Os preços das carnes em geral estão aumentando mais rápido do que os preços de outras categorias de alimentos nesse ano. O relatório mostra que o IPC de 2011 para todos os alimentos aumentou em 3,5% a 4,5%, enquanto carnes vermelhas, carnes de aves e de peixes aumentaram em 5,5% a 6,5%. Para 2012, o relatório projeta que os preços das carnes vermelhas, de aves e de peixes aumentarão em 3,4% a 4,5%.

O relatório projeta que os preços dos alimentos que são consumidos em casa estão 4% a 5% maiores esse ano, com o aumento desacelerando para 3% a 4% em 2012. Os alimentos consumidos fora de casa nesse ano terão aumentos de preços de 3% a 4% e de 2% a 3% em 2012.

Os aumentos desse ano seguem um período de uma inflação relativamente baixa dos preços dos alimentos nos Estados Unidos. O IPC de todos os alimentos aumentou 0,8% entre 2009 e 2010, a menor taxa de inflação desde 1962. Os preços dos alimentos consumidos em casa aumentaram 0,3% – o menor aumento anual desde 1967 -, enquanto os preços dos alimentos consumidos fora de casa aumentaram 1,3% em 2010, o menor aumento para preços em restaurantes desde 1955.

De acordo com o relatório, as pressões de custos no atacado e nos preços dos alimentos no varejo devido aos maiores preços das commodities alimentícias e da energia, junto com o fortalecimento da demanda global por alimentos, pressionaram as projeções de inflação para cima para 2011.

Para o próximo ano, os analistas notam que algumas pressões inflacionárias que direcionaram os preços para cima em 2011 não deverão se intensificar e poderão até cair. Eles disseram, entretanto, que os varejistas até agora têm sido lentos em repassar seus maiores custos aos consumidores.

Os preços dos alimentos durante 2012 dependerão, essencialmente de fatores como condições climáticas, preços dos combustíveis e valor do dólar norte-americano.

Fonte: Cattlenetwork.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress