Análise semanal – 20/07/2005
20 de julho de 2005
Missões estrangeiras avaliarão carne brasileira
22 de julho de 2005

EUA: Cargill intensificará compra de gado canadense

A norte-americana Cargill Inc., que importou o primeiro lote de gado canadense após o fim do embargo contra o produto nos Estados Unidos, disse que está se preparando para intensificar suas compras.

“Temos mais lotes agendados”, disse o vice-presidente da Cargill e CEO da Cargill Meat Solutions Corp., Bill Buckner. Ele prevê que as importações de bovinos canadenses vão aumentar nos próximos dias à medida que mais frigoríficos retomarem suas compras.

Na quinta-feira passada, 14 de julho, a 9a Corte de Apelação Federal dos Estados Unidos determinou que o governo americano suspendesse o embargo contra a importação de bovinos vivos do Canadá. A decisão, proferida entre três juízes, foi unânime e tornou sem efeito a determinação de uma corte do estado de Montana que matinha o embargo. A justificativa do juiz estadual era de que as importações de gado canadense são “potencialmente catastróficas” para a indústria americana e que colocam os consumidores sob “verdadeiro risco de morte”.

Os Estados Unidos proibiram a importação de bovinos do Canadá em maio de 2003, depois que este país encontrou o primeiro caso de vaca louca em seu rebanho. O embargo seria suspenso em março deste ano, quando o juiz de Montana mandou que a medida fosse mantida.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Ana Conceição), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress