Produção de feno – conceitos básicos
7 de maio de 2002
Boas perspectivas para a indústria de carnes da Austrália para os próximos 20 anos
9 de maio de 2002

EUA: campanha de promoção da carne bovina no Japão está começando a dar resultados

Há 6 semanas, a Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (USMEF) lançou uma campanha de promoção da carne bovina no Japão no valor de US$ 8,7 milhões. A campanha, agora, está começando a render frutos, de acordo com o presidente da USMEF, Philip Seng.

A campanha da carne “aisareru” – palavra que significa “desejo” – está promovendo a segurança da carne bovina dos EUA no Japão, particularmente a idéia de que esta carne é livre da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’. Os três casos desta doença registrados no país asiático, no ano passado, fizeram com que o consumo de carnes neste país caísse vertiginosamente. A nova campanha promocional da carne, que está sendo veiculada através de jornais, revistas e anúncios na televisão, está levando esta mensagem diretamente ao consumidor.

Além da crise gerada pelo surgimento da EEB no Japão, os consumidores do país foram surpreendidos por uma fraude na rotulagem de carnes, realizada pela empresa Snow Foods, que até então era bastante conhecida e respeitada. A companhia colocou no mercado produtos australianos classificados como japoneses. As pesquisas feitas antes deste acontecimento mostravam que os consumidores japoneses confiavam nas informações passadas pelos varejistas, mas, depois disso, essa confiança foi bastante abalada, segundo Seng.

Desde que uma pesquisa feita no mercado japonês mostrou que 64% das donas de casa do Japão seriam capazes de confiar em uma mensagem positiva passada por mulheres – a confiança nos homens caiu muito – o USMEF está passando as mensagens sobre a carne dos EUA através de mulheres norte-americanas. Seng disse que 3 mulheres estão falando diretamente às donas de casa japonesas sobre a segurança da carne bovina dos EUA, e essa mensagem está sendo recebida de forma positiva.

Fonte: DirectAg (por Laura Engelson), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress