Indústria de carnes dos EUA lançará nova campanha promocional
11 de abril de 2002
Resultados do Enipec 2002
15 de abril de 2002

EUA: campanha de promoção da carne bovina no Japão conseguiu aumentar o consumo de carnes neste país

A Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (USMEF) lançou recentemente uma campanha de promoção de sua carne bovina no Japão, a fim de recuperar a confiança desse mercado no produto, após o surgimento de casos da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) em rebanhos japoneses. A campanha está sendo um grande sucesso.

O Japão é o principal mercado de exportação de carnes dos EUA, e os esforços promocionais tinham conseguido apenas pequenas vitórias na guerra pela reconquista das vendas, antes do lançamento desta última campanha norte-americana. Entretanto, a recente promoção da carne bovina chamada “O-bento”, que os EUA fizeram em associação com a rede de restaurantes japonesa Nippon Restaurants Enterprise (NRE), do grupo Japan Railway Group, foi um grande sucesso. O produto – O-bento – é extremamente prático, vendido em embalagens fáceis de abrir, totalmente produzido nos EUA e exportado diretamente ao Japão em pacotes congelados.

O USMEF disse que, considerando o impacto que a EEB provocou no consumo de carnes no Japão, a entidade, juntamente com a NRE, planejaram apenas 2 meses de promoção em 75 estações ferroviárias da região de Tóquio. A promoção incorporou o logotipo da USMEF e a mensagem da campanha era: “Carne que você pode confiar para sua amada família”.

Na região das estações ferroviárias estão localizados cerca de 30 mil estabelecimentos que trabalham com o USMEF promovendo a segurança da carne bovina norte-americana como parte de sua própria campanha, lançada imediatamente após a descoberta dos casos de EEB no Japão.

O número de passageiros na principal estação de Tóquio é de cerca de 320 mil por dia, enquanto o número em toda a região de Tóquio é de cerca de 8 milhões por dia. Apesar da preocupação com a demanda, os estoques dos produtos norte-americanos esgotaram no meio da promoção. Mais de 40 mil pacotes de sukiaki O-bento foram vendidos.

Em março, mais uma campanha promocional, no valor de US$ 8 milhões, começou a distribuir mensagens sobre a segurança, o sabor e os benefícios nutricionais da carne bovina diretamente às mães de crianças japonesas. O objetivo imediato desta campanha é gerar confiança nos consumidores na carne bovina norte-americana, estimulando nas pessoas a vontade de comprar e comer este alimento.


Foto da campanha no Japão

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint; foto: USMEF

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress