Mercado Físico da Vaca – 22/09/10
22 de setembro de 2010
Mercados Futuros – 23/09/10
24 de setembro de 2010

EUA: aumento do uso de etanol preocupa pecuaristas

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, sigla em inglês) dos Estados Unidos poderá aumentar a quantidade de etanol que deve ser misturada à gasolina a ser usada como combustível para 15%, pelo menos para alguns veículos, no começo de outubro, disse o secretário da Agricultura do país, Tom Vilsack. Isso representa uma vitória para as companhias de etanol, mas é um golpe para a indústria de carnes, que vem solicitando que a EPA faça mais pesquisas antes de tomar essa decisão.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, sigla em inglês) dos Estados Unidos poderá aumentar a quantidade de etanol que deve ser misturada à gasolina a ser usada como combustível para 15%, pelo menos para alguns veículos, no começo de outubro, disse o secretário da Agricultura do país, Tom Vilsack.

Isso representa uma vitória para as companhias de etanol, mas é um golpe para a indústria de carnes, que vem solicitando que a EPA faça mais pesquisas antes de tomar essa decisão. Se a EPA aprovar a mistura de 15%, o E15, como o combustível será connhecido, deverá estar disponível dentro de poucos meses, disse um porta-voz do Growth Energy, que representa os produtores de etanol, após uma recente reunião com a chefe da EPA, Lisa Jackson.

Atualmente, a mistura de etanol nos combustíveis dos Estados Unidos é de 10% e seu aumento significará uma maior demanda por milho. Reagindo ao recente relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que informa que a safra de milho desse ano deverá ser menor do que o esperado, os preços futuros desse grão atingiram seu valor mais alto em dois anos, de mais de US$ 5 por bushel, na semana passada, no Chicago Board of Trade.

O aumento dos preços do milho torna mais caro para os produtores criarem seus animais e pode reduzir as margens dos processadores de carne.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Paulo Cesar Bastos disse:

    Para os EUA, onde é forte essa preocupação com o milho para engorda e que não afeta o boi de capim brasileiro,e ,também, para o Brasil, a demanda de álcool combustível poderá ser ,também, atendida pelo Etanol da Terra do Sol,o Nordeste Brasileiro, através do cultivo e utilização do sorgo doce ou sacarino para produção de álcool.Outros países estão pesquisando e desenvolvendo.O Brasil poderá fazer o mesmo.
    LEIA O ARTIGO do MY POINT:

    O SORGO E O ETANOL NA TERRA DO SOL.
    Acesse :

    https://beefpoint.com.br/mypoint/21087/p_o_sorgo_e_o_etanol_na_terra_do_sol_264.aspx

    PAULO CESAR BASTOS é engenheiro civil e produtor rural
    paulocbastos@bol.com.br

plugins premium WordPress