Remate em SP comercializa R$ 636 mil
23 de abril de 2003
Rússia toma providências para fortalecer seu setor de carnes
25 de abril de 2003

EUA admitem abertura para carne

O Brasil deve voltar a exportar carne bovina in natura para os Estados Unidos no início do próximo ano. A previsão foi feita ontem (23) pela secretária de Agricultura do governo americano, Ann Veneman, durante reunião com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

“Veneman espera que no começo do próximo ano o problema da carne esteja resolvido. Tem toda uma burocracia aqui que implica prazos, mas a sensação que eu tenho é que há efetiva boa vontade com o Brasil”, disse Rodrigues.

O Brasil exporta apenas carne industrializada aos EUA. Em 2002, o volume exportado chegou a 115 mil toneladas. Em 2001 o mercado para carne in natura estava próximo de ser reaberto, quando focos de febre aftosa no Rio Grande do Sul provocaram a interrupção da certificação do produto brasileiro nos Estados Unidos.

Mesmo com a erradicação da doença, não tem sido fácil abrir o mercado americano. Um poderoso lobby, liderado pelos produtores americanos e canadenses, tem atuado nos bastidores para impedir a entrada da carne brasileira. Mesmo com a ajuda da MICA, o sindicato que representa os importadores americanos de carne, o Brasil não tem conseguido convencer as autoridades americanas. A abertura é estratégica porque, na avaliação do governo, isso permitiria acesso aos outros dois países do Nafta (Canadá e México). Provavelmente, se abrir mesmo o mercado, os EUA oferecerão no início uma pequena cota ao Brasil, 20 mil toneladas, 3,5% da carne exportada pelo país no ano passado.

Fonte: Valor On Line (por Cristiano Romero), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress