Produção de carnes vermelhas dos EUA aumentou em 3% em agosto
29 de setembro de 2015
Abrafrigo obtém liminar contra a greve dos fiscais
29 de setembro de 2015

Estudo avalia sustentabilidade econômica e ambiental de gado de corte no bioma Pampa

A sustentabilidade econômica e ambiental do gado de corte pelo uso do pasto e preservação de biomas específicos ainda não foi bem avaliada. Nesse contexto, um estudo sobre a viabilidade da produção de carne bovina no bioma Pampa se destaca devido a sua relevância no sul do Brasil. Sendo assim, o trabalho “Economic and environmental feasibility of beef production in different feed management systems in the Pampa biome, southern Brazil”, publicado no Ecological Indicators, visou não somente saber a quantidade de gases de efeito estufa emitidos em diferentes sistemas de manejo alimentício de bovinos de corte, mas também, avaliar a viabilidade econômica e ambiental dessa produção.

Sete sistemas de produção típicos na região foram considerados e isso teve o objetivo de determinar qual seria o mais viável em termos ambiental e econômico. Para alcançar seu objetivo, o trabalho foi desenvolvido em dois estágios: o primeiro considerou o cálculo das emissões de gases de efeito estufa em todos os sistemas e; o segundo usou algumas ferramentas de análises de investimentos, como valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e índice de lucratividade anualizado (ILA).

De acordo com os resultados obtidos do sistema de produção VII, é possível otimizar a baixa emissão de gases de efeito estufa da produção de carne bovina com um retorno econômico significativo, sob certas condições de alimentação. Além disso, dos resultados verificados do sistema de produção II é possível obter aumentos da produção de carne bovina sem a necessidade de novas áreas pecuárias e contribuir para o uso adequado e preservação do bioma Pampa.

Fonte: http://www.sciencedirect.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress