Mercado Físico da Vaca – 12/01/10
12 de janeiro de 2010
Mercados Futuros – 13/01/10
14 de janeiro de 2010

Estratégia na formulação dietas: processamento dos alimentos

Este conteúdo desta dica de sucesso faz parte do terceiro módulo do curso online Avaliação de Dietas para Bovinos de Corte. Neste curso, elaborado pelos zootecnistas Danilo Domingues Millen e Rafael Benicá Rodrigues, os alunos aprenderão conceitos e detalhes para planejar estrategicamente a formulação de dietas, melhorando a eficiência alimentar do rebanho e auxiliando o entendimento dos fatores que influenciam o consumo animal.

O processamento de alimentos, principalmente grãos, foi desenvolvido para aumentar a digestibilidade dos alimentos e consequentemente aumentar o desempenho animal através do melhor aproveitamento dos nutrientes.

O amido é a principal forma de armazenamento de energia nos vegetais e responde por grande parte do peso seco da maioria dos grãos de cereais. Apresenta digestão mais rápida e mais completa que os componentes da parede celular, fornecem de 60 a 90% da energia obtida da digestão de grãos.

A digestibilidade do amido no rúmen e no aparelho digestivo é muito maior em grãos pequenos (cevada, trigo, aveia) do que no sorgo e no milho. Consequentemente, a resposta em digestibilidade do amido ao processamento de grãos é muito maior em relação ao sorgo e ao milho do que em relação aos grãos pequenos.

Embora grande atenção tenha sido dada ao processamento tanto de sorgo quanto de milho, há mais métodos disponíveis para o processamento dos grãos de milho. Os principais métodos de processamento são: moagem, laminação, laminação a vapor, floculação a vapor e ensilagem.

A floculação e a laminação a vapor como a ensilagem diminuem o tamanho das partículas e promovem a quebra da matriz proteica que conecta e recobre os grânulos de amido, aumentando consideravelmente a digestibilidade.

Porém o local da digestão pode mudar devido ao processamento. No caso do grão de milho de alta umidade ensilado, a maioria da sua degradação ocorre no rúmen, enquanto com a floculação o local de digestão empurra parte dos grãos para digestão no intestino delgado. Quanto maior o processamento dos grãos, maior é a disponibilidade do amido e desta forma a necessidade de PDR, pois é necessário sincronizar a energia e a proteína disponíveis no rúmen.

O processamento dos alimentos pode ser usado como estratégia para o melhor desempenho na formulação de dietas para bovinos de corte, principalmente em confinamento.

Este conteúdo acima faz parte do terceiro módulo do curso online Avaliação de Dietas para Bovinos de Corte. Neste curso, elaborado pelos zootecnistas Danilo Domingues Millen e Rafael Benicá Rodrigues, os alunos aprenderão conceitos e detalhes para planejar estrategicamente a formulação de dietas, melhorando a eficiência alimentar do rebanho e auxiliando o entendimento dos fatores que influenciam o consumo animal.

Para saber mais detalhes sobre este curso acesse a página Avaliação de Dietas para Bovinos de Corte

Gostou? Faça sua inscrição aqui!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress