Irrigação agrícola e desperdício de água, por Xico Graziano
5 de março de 2015
Grupo chinês vai ao Uruguai buscando comprar frigorífico
5 de março de 2015

Estado de Maharashtra, na Índia, proíbe carne bovina com multa e prisão em caso de posse e venda

As pessoas que gostam de carne bovina no Estado de Maharashtra, na Índia, terão agora que ficar sem carne, à medida que o presidente, Pranab Mukherjee, aprovou a Lei (Emenda) de Preservação Animal de Maharashtra de 1995, quase 19 anos após a Assembleia de Maharashtra ter aprovado a lei.

O abate de vacas foi anteriormente proibido no estado sob o Ato de Preservação Animal Maharashtra de 1976. Entretanto, a aprovação do novo ato proibirá o abate de touros, bem como de bois castrados, que anteriormente tinham permissão baseado no certificado de que eram adequados para o abate.

A nova lei, entretanto, permite o abate de búfalos que fornecem carne de búfalo – geralmente vista como de qualidade inferior, representando somente 25% do mercado total de carne do estado. Os comerciantes de carne bovina disseram que essa medida renderá milhares de desempregados, mas também, direcionará para cima o custo das outras carnes no Estado. A carne bovina, geralmente vista como carne de pobre, custa quase um terço da carne de carneiro. Somente Mumbai consome quase 90.000 quilos de carne de carneiro por dia.

Agora, quem for encontrado vendendo carne bovina ou em posse dela pode ser preso por cinco anos e multado em Rs 10.000 (US$ 161,50).

O comércio de carne bovina no Estado é em grande parte controlado pelos muçulmanos da casta Qureshi.

Os comerciantes de carne bovina estão avaliando se podem tomar alguma ação legal contra isso. O representante da organização de comerciantes de carne bovina, AllIndia Jamiatul Quresh, Arif Chowdhury, disse que os comerciantes serão impactados, mas que os produtores é que serão mais afetados. “Quem cuidará dos animais velhos e doentes que antes eram vendidos para produção de carne?”

O chef da Smoke House Deli, de Mumbai, Gyston Gracias, disse que “a maioria dos pratos do restaurantes é baseada na culinária europeia. Muitos de nossos clientes estrangeiros, como japoneses e europeus sentirão falta da carne bovina no cardápio. Ficará difícil fazer culinária internacional”.

Fonte: indianexpress.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress