Mercados Futuros – 04/04/08
4 de abril de 2008
Indicador Esalq/BM&F – preço do boi gordo a prazo
8 de abril de 2008

Especialistas revelam novas evidências de benefícios em leveduras ruminais

Durante reunião anual da ADSA - American Dairy Science Association, em Indianápolis, Estados Unidos, foram apresentados dois novos e importantes estudos sobre a ação da levedura específica do rúmen da Lallemand Animal Nutrition (CNCM I-1077), demonstrando que Levucell SC melhora as condições do rúmen e sua função - pH ruminal e metabolismo do nitrogênio -, em ambientes diferentes. Na estratégia da Lallemand para documentar continuamente seus produtos com a qualidade da pesquisa desenvolvida por parceiros, esses dois novos estudos traduzem-se em benefícios visíveis para os produtores, como riscos reduzidos de acidose, eficácia melhorada da alimentação e maturação do rúmen, otimizando sua saúde e desempenho.

Equipes internacionais das universidades de Minnesota – Estados Unidos e Barcelona – Espanha, demonstram o potencial de levedura específica para o rúmen na redução dos riscos de acidose e otimização do metabolismo de nitrogênio

Durante reunião anual da ADSA – American Dairy Science Association, em Indianápolis, Estados Unidos, foram apresentados dois novos e importantes estudos sobre a ação da levedura específica do rúmen da Lallemand Animal Nutrition (CNCM I-1077), demonstrando que Levucell SC melhora as condições do rúmen e sua função – pH ruminal e metabolismo do nitrogênio -, em ambientes diferentes. Na estratégia da Lallemand para documentar continuamente seus produtos com a qualidade da pesquisa desenvolvida por parceiros, esses dois novos estudos traduzem-se em benefícios visíveis para os produtores, como riscos reduzidos de acidose, eficácia melhorada da alimentação e maturação do rúmen, otimizando sua saúde e desempenho.

O primeiro estudo foi apresentado pela pesquisadora Melissa Thrune, da Universidade de Minnesota. A experimentação, executada sobre gado holandês fistulado ao final de lactação, com uma dieta basal que consiste em 60% de forragem – concentrado de 40% (MS), suplementado ou não com Levucell SC (estudo cruzado), mostrando que a levedura otimiza as condições de fermentação do rúmen, protegendo os animais contra a acidose. O pH ruminal, que foi monitorado continuamente, mostrou-se significativamente mais elevado com o suplemento do que nas vacas de controle: a média, os mínimos e os valores máximos foram mais elevados, e o tempo gasto para retornar a acidose subaguda a seu ponto inicial (pH= 5.6) foi reduzido significativamente. Os ácidos graxos voláteis no rúmen também foram reduzidos. Melissa Thrune comentou estar satisfeita com os resultados da experimentação e com o efeito positivo da levedura Levucell SC. Para ela, o produto “é muito benéfico para os ruminantes, pois diminui a incidência da acidose ruminal e potencializa o uso da alimentação.”

O segundo trabalho de pesquisa foi conduzido na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), sob a supervisão do pesquisador Sergio Calsamiglia. Esse estudo in vitro teve como objetivo observar o efeito do Levucell SC no metabolismo do nitrogênio e no pH ruminal, com tipos diferentes de amido, usando duplas fermentações contínuas da cultura. Concluiu-se pelo estudo que Levucell SC melhorou o metabolismo do nitrogênio (aumento de eficácia na síntese microbiana) e reduziu a queda do pH em dietas com amidos rapidamente degradáveis.

Para este ano, está previsto a apresentação, naquele mesmo encontro em Indianápolis, de um trabalho desenvolvido na Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, a partir de uma tese de mestrado desenvolvida por alunos da instituição. Nesse trabalho, os pesquisadores avaliaram o desempenho e a utilização de nutrientes por vacas leiteiras suplementadas com Levucell SC (Saccharomyces cerevisiae cepa CNCM I-1077). O estudo concluiu que “a suplementação com leveduras aumentou as produções diárias de leite, proteína e lactose. O consumo diário de matéria seca foi maior com o uso da levedura, havendo ainda aumento no consumo de matéria orgânica digestível com a suplementação. A resposta positiva em desempenho à suplementação com Levucell SC parece ter sido resultado da melhor digestibilidade da dieta”.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress