Saúde da população mundial poderá ser mais importante do que produção de alimento daqui a 30 anos
18 de dezembro de 2012
MT: frigoríficos utilizaram 41,5% da capacidade estadual em 2012, a maior desde 2010
18 de dezembro de 2012

Consumidores exigem alimentos de qualidade a baixo preço porque não conhecem a produção, diz especialista americano

Agricultores e pecuaristas têm obrigações. Eles têm a responsabilidade de cuidar de suas famílias, como você, e precisam obter dinheiro para fazer isso acontecer. Eles têm que administrar seu rebanho, o solo e os recursos naturais. Se eles não tiverem lucro, não produzem alimento. E você não come.

O texto abaixo é do diretor de publicações do Texas Farm Bureau, Mike Bernett, sobre qual a visão dos consumidores americanos sobre as atividades e prioridades dos produtores agropecuários.

“Sua lucratividade como agricultor ou pecuarista está em baixa na lista das preocupações daqueles que consomem seus produtos – seus clientes. Notei esse fato em algumas pesquisas e artigos. De acordo com estes dados, os consumidores acreditam que as prioridades dos agricultores e pecuaristas que vivem da atividade seriam:

  1. Alimentos a preços acessíveis
  2. Alimentos seguros
  3. Alimentos nutritivos
  4. Tratamento humano dos animais
  5. Lucratividade
  6. Produtividade

Eu sou totalmente a favor de quem busca por  alimentos a preços acessíveis, seguros e nutritivos. Ouvimos repetidamente sobre a questão de segurança alimentar, mas o risco de ficar doente com o alimento disponível atualmente é pequeno se tomadas as devidas precauções, como lavar e cozinhar em temperaturas adequadas. Quanto à nutrição, muitos dizem que querem alimentos nutritivos e vão diretamente para os restaurantes de fast food. Eu também sou culpado nisso.

A real desconexão, entretanto, é a lucratividade e a produtividade do agricultor e do pecuarista e sua relação com os alimentos a preços acessíveis, que sejam seguros e nutritivos. A lucratividade e a produtividade ficam por último na lista de preocupações dos clientes. Como o alimento seguro e nutritivo terá preço acessível se o produtor não puder empregar conhecimento, tecnologia e capital para ser produtivo?

Outro ponto sobre a importância da lucratividade é que em 1950 havia mais de 5,5 milhões de fazendas. Hoje, existem 2 milhões. Se o número de fazendas e o nível de produtividade permanecessem constantes desde 1950, cerca de metade da população dos Estados Unidos não teria nada para comer. Isso é preocupante.

E o lucro? O lucro é importante quando se fala de produção de alimentos. Agricultores e pecuaristas têm compromissos, assim como você. Eles também têm contas para pagar.

Agricultores e pecuaristas têm obrigações. Eles têm a responsabilidade de cuidar de suas famílias, como você, e precisam obter dinheiro para fazer isso acontecer. Eles têm que administrar seu rebanho, o solo e os recursos naturais. Se eles não tiverem lucro, não produzem alimento. E você não come.

Então, alimento a preço acessível, que seja seguro e nutritivo? Sim, sou a favor disso. Tratamento humano dos animais? Sim, os animais devem ser bem tratados. Lucratividade e produtividade? Duplo sim. Sem isso, todo o resto é somente um castelo de cartas. E não será um bom dia se tudo cair”.

Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress