Mercado Físico da Vaca – 31/01/11
31 de janeiro de 2011
Mercados Futuros – 01/02/11
2 de fevereiro de 2011

Espanha: carne bovina pode se tornar “item de luxo”

A Associação Espanhola de Produtores de Carne Bovina (ASOPROVAC) previu que a produção de carne bovina cairá novamente se os preços da dieta animal continuarem aumentando. O diretor da ASOPROVAC, Javier Lopez, previu que, se os produtores continuarem perdendo cerca de US$ 200 por animal, haverá uma grande queda nos abates de animais na segunda metade de 2011 - e uma queda ainda maior em 2012.

A Associação Espanhola de Produtores de Carne Bovina (ASOPROVAC) previu que a produção de carne bovina cairá novamente se os preços da dieta animal continuarem aumentando.

O diretor da ASOPROVAC, Javier Lopez, previu que, se os produtores continuarem perdendo cerca de US$ 200 por animal, haverá uma grande queda nos abates de animais na segunda metade de 2011 – e uma queda ainda maior em 2012. Em 2009, depois de um forte aumento nos preços dos grãos em 2007-08, a produção de carne bovina da Espanha caiu em cerca de 15% a 20%, para cerca de 600.000 toneladas. A Espanha agora tem cerca de 6 milhões de bovinos, dos quais cerca de 2 milhões são de corte.

Para Lopez, a carne bovina se tornará um “item de luxo” para o consumidor europeu e ele pediu uma política menos restritiva para os organismos geneticamente modificados, que afeta a importação da Espanha de 12 milhões de toneladas de matéria-prima todo ano. Lopez disse que a situação de doenças animais na Europa está relativamente tranquila há um bom tempo, mas que ele está preocupado com a epidemia de febre aftosa na Bulgária, já que essa doença é “muito contagiosa”.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    A carne bovina sempre foi e continuará sendo um produto nobre. As disporções de preços geradas por cereais subsdiados é que são uma novidade histórica com menos de um século de existência. Mas parece que o peso destas políticas não pode mais continuar sendo suportado.

plugins premium WordPress