ESALQSHOW 2017: Tudo que você precisa saber

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP ESALQ, em Piracicaba (SP), considerada a 5ª melhor Universidade em Ciências Agrárias do mundo de acordo com o US News & World Report, será palco nos dias 10 e 11 de outubro de um evento para fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura.

A ESALQSHOW reunirá em dois dias uma série de iniciativas para aproximar a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional a fim de gerar novas oportunidades e fomentar a inovação.

No dia 10 de outubro será realizado o “Encontro de Lideranças em Agricultura” com a participação de representantes de universidades, centros de pesquisa, associações e outras instituições do Brasil e do exterior, que vão apresentar suas visões sobre “Soluções Biológicas”, o tema central escolhido para 2017.

No dia seguinte, o tema será aprofundado no AgTech Valley Summit, com palestras de introdução, mesa redonda e debate com o público a partir de seis enfoques: Bioeconomia, Integração Lavoura Pecuária e Floresta, Produção Animal, Biotecnologia, Controle Biológico de Pragas e Doenças, e Agricultura de Precisão.

“O objetivo do AgTech Valley Summit é levantar as principais questões e desafios, discutir possíveis soluções e tendências, envolver líderes da Academia, produtores e empresas num debate sobre o tema e extrair ideias que possam ser desenvolvidas após a ESALQSHOW com diferentes profissionais e estudantes. Queremos posicionar o ‘Vale do Piracicaba’ como o ‘Vale do Silício’ da inovação em agricultura”, explica Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq/USP, que organiza o evento junto com a empresa Araiby.

Para o presidente do Conselho Consultivo da ESALQSHOW, o ex-Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, o evento desempenhará um papel de “farol para o futuro” do setor.

“Uma das razões principais para o extraordinário avanço da agropecuária brasileira em termos de produtividade, sustentabilidade e competitividade é, sem sombra de dúvida, a tecnologia tropical desenvolvida em nossas instituições de pesquisa e universidades, e incorporada pelos nossos produtores rurais. Mas inovação tecnológica é um processo dinâmico, tem que ser permanentemente renovado, sob pena de parar no tempo, deixando seus usuários para trás. A ESALQSHOW é exatamente isso: uma feira entusiasmante de novidades que já chegaram ou que ainda estão em gestação. É um verdadeiro farol para o futuro, e todo mundo que quer avançar no agronegócio precisa estar presente nela, em Piracicaba, nos dias 10 e 11 de outubro”, convida Rodrigues.

Reunião do Conselho Consultivo da ESALQSHOW
Divulgação ESALQSHOW

Evento dinâmico

Nos dois dias, o campus da universidade sedia o Espaço Inovar ESALQ & CIA, com atividades simultâneas, como o Painel Agricultura Digital no período da manhã, que terá apresentações de universidades, órgãos de pesquisa e fomento, e convidados. No período da tarde, agentes do mercado apresentam seus desafios e oportunidades, e em estandes a USP ESALQ e empresas patrocinadores da ESALQSHOW, centros de pesquisa, empresas e startups trazem suas iniciativas, pesquisas e inovações tecnológicas.

“A ideia dessa feira é discutir problemas, soluções e tendências, comunicar e promover novas ideias, tecnologias, produtos e serviços e facilitar networking e parcerias”, ressalta o presidente da Araiby, Luiz Mario Machado Salvi. O Espaço Inovar ESALQ & CIA terá ainda dois eventos de premiação: o ESALQ Novitas direcionado a trabalhos e pesquisas que configuram inovação tecnológica e o Empreendetec ESALQTEC voltado a profissionais e empresas do AgTechValley que se destacaram no fomento ao empreendedorismo tecnológico.

Outra atração do evento será a Vitrine ESALQ, com exposições e demonstrações de projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado nos diversos departamentos no campus. Será oferecido transporte gratuito para que o público possa percorrer esses espaços.

O conceito do evento e a programação estão sendo acompanhados por um Conselho Consultivo formado por importantes nomes do setor, presidido pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, Coordenador da GV Agro.

Integram o Conselho o Assessor da Presidência do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop), Américo Utumi; o Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) e da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Ângelo Petto Neto; o presidente da Adealq (Associação dos Ex-alunos da ESALQ), Antony Hilgrove Monti Sewell; o presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Arnaldo Antonio Bortoletto; o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o Prefeito Municipal de Piracicaba, Barjas Negri; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Fábio de Salles Meirelles; o Superintendente do Mapa, Francisco Sergio Ferreira Jardim; o presidente da COSAG, Jacyr Costa Filho; o presidente da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Luiz Carlos Correia Carvalho; o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Marcelo Weyland Barbosa Vieira; o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, Marcos Fava Neves; o Presidente do Conselho Deliberativo da ESALQTec, Mateus Mondin; o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes; a vereadora de Piracicaba, Nancy Thame; o presidente da AUCANI (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional), Raul Machado Neto; o Diretor-presidente da FEALQ, Rubens Angulo Filho e os diretores da USP/ESALQ em diversas gestões: Antonio Roque Dechen, Evaristo Marzabal Neves, João Lucio de Azevedo, Joaquim José de Camargo Engler, José Roberto Postali Parra, José Vicente Caixeta Filho e Julio Marcos Filho.

A ESALQSHOW fará parte da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017 e tem, até o momento, o patrocínio da John Deere, Coplacana, AGCO e Case-IH e apoio da FEALQ, Prefeitura Municipal de Piracicaba, ADEALQ, ESALQTEC e PUSP-LQ.

Cerimônia de Abertura e Palestra Central | Dia 10

A Cerimônia de Abertura da ESALQSHOW contará com a presença do Reitor da USP, Dr. Marco Antonio Zago, do Diretor da ESALQ Prof. Dr. Luiz Gustavo Nussio, do presidente do Conselho da ESALQSHOW Dr. Roberto Rodrigues, além de outros importantes líderes e autoridades.

Faça sua pré-inscrição aqui!

Encontro de Lideranças em Agricultura

Neste encontro, representantes de Centros de Pesquisa, da USP ESALQ e de outras universidades reconhecidas do Brasil e do exterior vão apresentar palestras sobre o tema “SOLUÇÕES BIOLÓGICAS”.

Cada uma das instituições vai contextualizar de maneira mais ampla, estratégica e global a sua visão sobre o tema selecionado no AgTech Valley Summit (que será realizado no dia seguinte, também na ESALQSHOW)

Vagas limitadas para pessoas com inscrições confirmadas e convidados de patrocinadores da ESALQSHOW e da organização.

AgTech Valley Summit | Dia 11

O tema deste ano de 2017 é “SOLUÇÕES BIOLÓGICAS”. Em torno do tema, serão realizadas palestras de introdução, uma mesa redonda e um debate com o público. O objetivo do evento é levantar as principais questões e desafios, discutir possíveis soluções e tendências, e extrair ideias que possam ser desenvolvidas após a ESALQSHOW, envolvendo diferentes profissionais e estudantes.

Apenas o AgTech Valley Summit será pago, no valor de R$1.500,00, que ainda inclui almoço e vaga garantida no Encontro de Lideranças em Agricultura (que será realizado na véspera, também na ESALQSHOW).

Programação AgTech Valley Summit – Soluções Biológicas | Dia 11

Espaço Inovar ESALQ & CIA | Dias 10 e 11

Um espaço dinâmico onde os participantes irão discutir problemas, soluções e tendências, estimulando o networking e promovendo novas ideias, tecnologias, produtos e serviços.

Haverá estandes dos patrocinadores da ESALQSHOW, de Centros de Pesquisa, empresas e startups, USP ESALQ e AgTech Valley, apresentando inovações.

Também serão realizadas, no auditório, apresentações sobre temas variados, o painel “Agricultura Digital” e dois eventos de premiação (Empreendetec e ESALQnovitas).

Tem interesse em ter um estande? Aqui você encontra mais informações.

Vitrine ESALQ | Dias 10 e 11

Exposições e demonstrações de projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado.

Será oferecido transporte para circulação pelo Campus, para comodidade e segurança dos visitantes.

EsalqShow, um farol para o futuro da agricultura

Nos dias 10 e 11 de outubro, o campus da Escola em Piracicaba estará aberto para receber as principais lideranças da agricultura do país, mais estudantes, professores e o público em geral. Com painéis temáticos, palestras e debates, o evento terá como tema principal ‘Soluções Biológicas’.

Nesta entrevista, no estúdio da DBO em São Paulo, o diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio, fala da importância do evento na discussão de ideias e inovações para a agricultura brasileira.

Confira a entrevista:

Vagas limitadas para pessoas com inscrições confirmadas e convidados de patrocinadores da ESALQSHOW e da organização.

Faça sua pré-inscrição aqui e aguarde o contato da nossa equipe. Após a confirmação da inscrição, o participante receberá as instruções de pagamento.

Mais informações podem ser obtidas pelo site http://fealq.org.br/esalqshow,  http://fealq.org.br/esalqshow/agtech-valley-summit/ ou https://www.facebook.com/esalqshow/

Fonte: Assessoria de Imprensa e DBO.


ou utilize o Facebook para comentar