Categories: Giro do Boi

Esalq/USP e Cena/USP farão diagnósticos de Covid-19 para trabalhadores do agronegócio

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) viabiliza parcerias para que a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em Piracicaba (SP), realizem diagnósticos da Covid-19 para trabalhadores do agronegócio, principalmente das linhas de produção e distribuição de alimentos. A campanha batizada de “Fealq Pela Vida” também capta recursos para exames de pacientes da rede pública de saúde, envolvendo prefeituras e outras unidades da USP e da Embrapa Pecuária Sudeste.

Com capacidade para realizar até 570 testes diários em três laboratórios, o objetivo da campanha é contribuir para segurança das pessoas que atuam no setor e garantem o abastecimento a toda população, além de ajudar a desafogar a demanda por exames na rede pública. Para que as instituições de ensino e pesquisa possam oferecer o serviço para iniciativa privada, associações e prefeituras, a Fealq formaliza e garante legalidade aos contratos entre os laboratórios e organizações que precisam dos diagnósticos.

Os exames de Covid-19 são viabilizados de duas formas. Uma delas é contratação do “Teste Solidário”, modalidade em que a organização interessada adquire a quantidade necessária de diagnósticos para seus colaboradores e doa um percentual para testes de pacientes da rede pública, que serão selecionados pelas secretarias de saúde dos municípios indicados.

A outra forma de colaborar é a simples doação de recursos, que pode ser feita por meio de depósito em conta bancária da Fealq. A entidade sem fins lucrativos faz o repasse para os laboratórios. Se quiser, o doador poderá direcionar sua contribuição a uma das instituições participantes. Veja mais detalhes sobre as duas formas de colaboração no site www.fealq.org.br/pelavida.

Além do laboratório coordenado por pesquisadores da Esalq/USP e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em Piracicaba, também participa do projeto a unidade da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP). A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), em Pirassununga (SP), já realiza exames a preço de custo para prefeituras paulistas, também em parceria com a Fealq.

“Como Fundação, temos um papel social a cumprir e não poderíamos ficar de braços cruzados em meio à crise que o novo coronavírus tem provocado e que atinge tanto a vida das pessoas, quanto a economia e o nosso frágil sistema de saúde. Acredito que junto à Esalq, Cena, FZEA e Embrapa, e com apoio do agronegócio, podemos superar mais rapidamente os desafios da pandemia”, afirmou Nelson Sidnei Massola Júnior, diretor-presidente da Fealq e professor associado do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) da Esalq/USP. Clique aqui para conhecer os demais envolvidos.

Por que testar trabalhadores do setor?

  • Taxa de transmissão elevada

Dados indicam que cada infectado, mesmo sem apresentar sintomas, transmite Covid-19 para até três pessoas, em média, no Brasil. O impacto da taxa de transmissão do novo coronavírus nas linhas de produção e distribuição de alimentos, além do risco à saúde das pessoas, pode gerar graves prejuízos ao setor.

  • Escassez e demora de diagnósticos no Brasil

Estudos apontam a maior oferta de exames como um dos fatores para redução de casos. Significa que, quanto mais testes, melhor o enfrentamento da doença e menor taxa de transmissão do novo coronavírus. Mesmo assim, poucos laboratórios realizam diagnóstico no Brasil, o que eleva o tempo de espera pelos resultados e prejudica as ações de controle.

  • Responsabilidade Social

Ao colaborar com os “testes solidários”, as empresas do setor vão proteger seus colaboradores e ainda podem doar testes para pacientes da rede pública de saúde.

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS

19 99716-5513 (WhatsApp)

Fonte: Esalq/USP.

This post was published on 20 de maio de 2020

Share
Published by
Equipe BeefPoint

Recent Posts

Rafael Tardáguila: Oferta de carne deve se adequar à menor demanda

A demanda por carne bovina cairá devido à recessão global, mas a oferta está se… Read More

29 de maio de 2020

Covid-19 infectou mais de 3 mil funcionários de frigoríficos nos EUA, diz sindicato

Mais de 3 mil funcionários de frigoríficos dos Estados Unidos testaram positivo para Covid-19 e… Read More

29 de maio de 2020

Carne bovina: mercado interno continua incerto e exportações seguem firmes

Com a baixa de oferta de animais, algumas indústrias estão oferecendo mais pela arroba do… Read More

29 de maio de 2020

Produção de carne bovina deve cair, diz Rabobank

O mais novo relatório do Rabobank indicou que a produção de carne bovina brasileira deve… Read More

29 de maio de 2020

Boi gordo: China pede renegociação à exportadoras de carne

A retração da procura pelas principais proteínas animais no mercado atacadista de São Paulo foi… Read More

29 de maio de 2020

JBS vai pedir aval do governo de SC para sacrificar 650 mil frangos

A JBS vai protocolar na Secretaria de Agricultura e no órgão ambiental de Santa Catarina… Read More

29 de maio de 2020