Declaração do ITR deve ser entregue até amanhã
29 de setembro de 2008
Mercado Físico do Boi – 30/09/08
1 de outubro de 2008

Equador: quarentena por foco de aftosa

O veterinário do Serviço Equatoriano de Sanidade Agropecuária (SESA), Luis Escobar, confirmou a detecção em 19 de setembro de um foco de febre aftosa na região de Río Blanco, Pilahuín, no Equador. "Detectamos quatro cabeças de gado com febre aftosa".

O veterinário do Serviço Equatoriano de Sanidade Agropecuária (SESA), Luis Escobar, confirmou a detecção em 19 de setembro de um foco de febre aftosa na região de Río Blanco, Pilahuín, no Equador. “Detectamos quatro cabeças de gado com febre aftosa, por isso, os animais dessa região não poderão ser comercializados”.

“Das 34 cabeças examinadas, confirmou-se que quatro estão infectadas com febre aftosa e, por isso, temos várias atividades para colocar a região em quarentena e proporcionar uma vacinação perifocal (vacinação total) ao gado dos setores adjacentes”.

No momento, todo o gado está sendo examinado e os representantes do SESA pedem a colaboração dos pecuaristas para que vacinem seus animais para evitar mais focos de aftosa.

Segundo representantes da Comissão Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Conefa), todo o gado bovino de Pilahuín recebeu as doses respectivas da vacina contra a febre aftosa. “No entanto, a realidade foi outra, já que se tivesse sido de outra forma, não teriam ocorrido mais focos de aftosa”, disseram vários pecuaristas.

A reportagem é do La Hora, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress