Cepea: Oferta de animal para abate segue baixa
2 de outubro de 2015
Kátia Abreu tenta acordo com fiscais, mas greve continua
2 de outubro de 2015

Entressafra e exportação pressionarão arroba

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes, aposta que a entressafra pode registrar novos recordes de preço para a arroba. Para a entidade, a menor disponibilidade de bois é consequência do excessivo abate de fêmeas nos últimos anos. Com menos matrizes à disposição, pecuaristas têm dificuldade para atender à demanda atual na reposição.

Segundo ele, o ciclo pecuário deve avançar mais lentamente do que o previsto. “O cenário não deve se reverter antes de 2018, talvez 2019. E, se houver aumento significativo nas exportações e maior demanda, o ciclo vai se prolongar ainda mais”. Bernardes indica que o abate de fêmeas segue em nível acima do ideal e não deve permitir uma nova “superoferta de bezerros”. Além disso, a escassez de animais para o abate sinaliza que o estoque total de bovinos pode ser menor do que o declarado.

Outro elemento que pode afetar o ciclo pecuário no longo prazo é a expansão da fronteira agrícola. A Acrimat estima que a pecuária em Mato Grosso tem cedido, em média, 500 mil hectares de pastagens por ano a outros cultivos, sendo que em alguns casos a mudança é resultado da integração lavoura-pecuária. Ainda assim, o avanço da produtividade no campo pode não ser suficiente para garantir expansão da oferta.

Fonte: Estadão Conteúdo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress