USDA reduz previsão de produção de carne bovina para 2016
13 de novembro de 2015
Brasil e Austrália esquentam competição agropecuária em missões oficiais à Ásia
13 de novembro de 2015

Entrada de carne uruguaia no Japão será “processo curto”

O diretor geral de Serviços Pecuários do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai, Francisco Muzio, disse que, considerando o relatório da avaliação de risco favorável feito pelas autoridades sanitárias japonesas e a presença do presidente Vázquez, que falou das aspirações do Uruguai, junto ao primeiro ministro, Shinzo Abe, acredita-se que o processo de habilitação do mercado será curto.

Na semana passada, a delegação uruguaia se reuniu com o delegado da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e o vice-diretor de sanidade do Japão, onde ficou claro que a análise de avaliação de risco estava terminada e somente restava enviar um relatório ao Comitê de Saúde Animal, cujos integrantes tomarão a decisão de proceder a abertura ou não com base nesse relatório.

O próximo passo, se a habilitação do mercado for concretizada, é a habilitação dos frigoríficos exportadores. Posteriormente, uma missão do Japão deverá auditar plantas, já que o Uruguai tem poucos frigoríficos habilitados para carne processada e, por isso, devem ser habilitadas as que querem exportar carne desossada e maturada. Isso não será problema, pois há várias plantas habilitadas para os mercados mais seletos, como União Europeia (UE), Estados Unidos, Canadá, México, Coreia do Sul, Chile e Israel, entre outros.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress