Carne da cota Hilton do Uruguai está com um preço melhor que a da Argentina
19 de julho de 2019
Selo agrega valor e permite acessar grandes mercados, destacou Tereza Cristina
19 de julho de 2019

Encontro preparou texto para reunião de ministros da Agricultura do Brics

“A reunião foi muito bem sucedida, conseguimos fechar o texto da declaração, e o encontro transcorreu em clima de conciliação”. A avaliação é do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SCRI/Mapa), embaixador Orlando Leite Ribeiro, após dois dias reunido com representantes de delegações do Brics, bloco econômico formado pelo Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.

“O texto da declaração, que trata de diversos temas do nosso interesse”, explica o secretário, “inclui a inovação, o princípio científico – que é a oposição do princípio da precaução. São vários assuntos que conseguimos colocar no texto e conciliar com os demais países. Nós conseguimos fechar um documento prévio que agrada a todos os membros do grupo”. A proposta de texto contém 27 parágrafos e será discutida na 9ª reunião de Ministros de Agricultura do Brics, que será realizada em Bonito (MS), em setembro, com o tema ”Promoção da Inovação e Ações para o Desenvolvimento de Novas Soluções para Sistemas de Produção de Alimentos”.

“A minha expectativa é que o encontro em setembro sirva para que dedique um pouco mais de tempo a questões bilaterais”. Ele explicou que os países reunidos têm realidades muito heterogêneas, mas que dá um caminho para maior aproximação entre esses países na área da agricultura e termos uma agenda comum. “Lembrando que temos nações que são exportadoras de alimentos, como é o caso do Brasil. Temos países importadores de alimentos, caso da África do Sul, e temos países que são os dois como é o caso da China, um dos maiores exportadores e também um dos maiores importadores de alimentos”.

“Todos os produtos tratados são extremamente relevantes: o acesso dos lácteos brasileiros à Rússia, questões envolvendo frutas para Índia. No caso da China, é uma agenda enorme que vai de frutas a proteínas animais e, com a África do Sul, temos a questão das carnes de aves”, exemplificou o secretário.

Após a discussão do texto, os representantes mantiveram encontros bilaterais. Estiveram presentes ao encontro, o diretor do Serviço Veterinário da China, LI Jinxiang; o secretário do Ministério da Agricultura da Índia, Shri Sanjay Agarwal; o embaixador da África, JN Mashimbye; e o diretor adjunto do Ministério da Agricultura da Rússia, Ilia Geraschenko.

Fonte: Mapa.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress