Agroindústria de carnes quer maior proximidade com produtor de milho
15 de julho de 2016
Mercado físico do boi gordo –14-07-2016
15 de julho de 2016

Empresas frigoríficas de MS passam a vender carne para todo o país

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou Mato Grosso do Sul a operar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), conforme portaria publicada nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial da União. Agora, uma indústria aprovada na inspeção para comercializar seus produtos regionalmente poderá vender para todo o País.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal é a equivalência dos serviços de inspeção sanitária, que até agora eram separados em âmbito municipal (SIM), estadual (SIE) e federal (SIF). A liberação inicialmente se limita à carne, mas será estendida a outros produtos do agronegócio.

Secretário de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas disse que atualmente existem 74 indústrias registradas no Sistema Estadual de Inspeção (SIE/MS) que vão, com pequenos ajustes, se registrar também no Sisb. Sua expectativa é que este número chegue a pelo menos 150, até o final de 2018. Das 74 empresas, conforme Lamas, 13 frigoríficos abatem hoje cerca de 150 mil cabeças de bovinos por mês. Com a adesão, este número vai dobrar, chegando a cerca de 300 mil cabeças abatidas por mês, num prazo de dois anos.

Mato Grosso do Sul é o nono estado a obter o aval do Ministério para atuar com o Sisbi, depois do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Espírito Santo, considerando-se ainda o Distrito Federal.

Fonte: Idest, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

 

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress