Ministério da Agricultura perderá R$ 1,4 bilhão com cortes no Orçamento
25 de maio de 2015
Maior surto de gripe aviária dos EUA já matou quase 40 milhões de aves
25 de maio de 2015

Empresa russa mostrará pecuária de precisão com o uso de drones

Uma das principais atrações internacionais da “Vitrine Tecnológica” na Feira de Agronegócios Rondônia Rural Show, que acontecerá de 27 a 30 deste mês, em Ji-paraná, será o estande de uma empresa russa especializada na comercialização de drones para monitoramento de fazendas de gado.

O uso de microcomputadores de bordo e micro câmeras acopladas aos inventos, que podem capturar informações e imagens detalhadas até a um metro do solo, e auxiliar os médios e grandes pecuaristas na administração de seus negócios, é chamado de “Pecuária de Precisão”.

A técnica permite saber ao final de cada sobrevoo, desde a quantidade de bois que estão no pasto até mesmo o rompimento de uma cerca. Os inventos tornam possível ao proprietário fazer o acompanhamento de todas as rotinas administrativas de uma fazenda, a partir do mapeamento dos campos de pastagens, verificação da temperatura ambiente, controle e contagem do rebanho, condições de manutenção das cercas e estábulos, níveis de água dos açudes e monitoramento de crias.

A Pecuária de Precisão tem por objetivo a redução dos custos de produção, da contaminação do solo e da água e o aumento da produtividade. Imagens aéreas de alta resolução, modelos digitais de elevação do terreno e imageamento no espectro do Infravermelho Próximo (NIR) são cada vez mais usados no segmento.

Com o uso de drones é possível ainda gerar imagens em alta resolução sem a dependência da disponibilidade do satélite, que só permite essa atividade a cada 15 dias, se o tempo não estiver nublado. O produtor ou o pecuarista pode obter imagens de suas plantações, rebanho e grandes áreas a qualquer hora ou dia dependendo apenas do bom tempo para as tomadas aéreas.

Com a captura de fotos e vídeos em alta definição, voando entre um metro e 300 metros de altura, o empreendedor poderá inspecionar, vistoriar e monitorar todos os pontos de sua propriedade com informações em tempo real, inclusive com menos custo, além de fazer com maior facilidade a prevenção e combate às pragas nas áreas de cultivo e de pastagens.

Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress