Indústria de carnes reage à decisão referente aos refugiados que entram nos EUA
31 de janeiro de 2017
Produção mundial de ração atinge 1 bilhão de toneladas
31 de janeiro de 2017

Empresa indiana lança conservante de carne que reduz risco de câncer

Uma empresa de ingredientes da Índia lançou um conservante natural para carnes resfriadas livre de nitrato químico, muitas vezes relacionado ao câncer. A Arjuna Natural Extracts, de Kerala, na Índia, lançou o X-tend, um conservante natural projetado para aumentar a vida útil da carne refrigerada, melhorar a segurança alimentar e proteger a saúde pública.

O produto funciona substituindo as propriedades de preservação criadas pela nitrosomioglobina – um composto formado na carne pela interação do nitrito e da mioglobina que cria a cor vermelha que os consumidores de carne associam com frescor.

“As indústrias de carne de hoje estão cada vez mais buscando soluções prontas para uso que são feitas sob medida e naturais, permitindo produtos com rótulo limpo”, disse Benny Antony, diretor-gerente da Arjuna.

“O X-tend é oferecido nas formas líquida e em pó. É uma solução abrangente e natural, protegendo o sabor, a cor, a segurança do produto e aumentando a vida útil”.

A nova formulação fornece uma solução para problemas tipicamente encontrados na carne refrigerada, incluindo deterioração microbiana, cheiros desagradáveis, curta vida útil, oxidação e desequilíbrio de sabor. Ela também impede o crescimento de levedura e mofo na carne refrigerada, de acordo com testes.

A Arjuna disse que um dos “maiores desafios” que a indústria enfrentou na substituição de conservantes sintéticos foi a tentativa de mascarar os sabores indesejados, ao mesmo tempo que utilizava ingredientes que impediam a deterioração microbiana.

O nitrato ajuda a manter as carnes frescas removendo a umidade do produto em um processo chamado osmose. A falta de água torna difícil para os microrganismos crescer e estragar os alimentos.

O nitrato é muitas vezes adicionado à carne processada para preservá-la. Isso cria nitrosaminas, um composto químico relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress