Categories: Fique Atento

Embrapa lança software para planejamento da produção de bovinos de corte

Já está disponível para download na internet, no site www.invernada.cnptia.embrapa.br, o software Invernada, ferramenta para planejamento da produção de bovinos de corte.

Qualquer usuário pode ter acesso à tecnologia e ao manual de uso, mediante o prévio preenchimento de um cadastro com dados básicos.

O software teve lançamento simultâneo em 15 de março, na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande) e na Embrapa Cerrados (Brasília), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O sistema foi desenvolvido em parceria com as empresas AgroSol e Bellman Nutrição Animal e é um dos resultados do projeto Avisar (Avaliação dos impactos ambientais, econômicos e sociais dos sistemas de produção de bovinos de corte no Cerrado, na Amazônia e no Pantanal). Coordenado pela Embrapa, o Avisar teve participação de mais de cem pesquisadores de 10 unidades da empresa e de outras 17 instituições.

A tecnologia, apresentada pelo pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Luís Gustavo Barioni, destaca-se pela agregação de modelos matemáticos que permitem simular diversos cenários para o sistema de produção. Os recursos tecnológicos auxiliam nas estimativas de produtividade de pastagens, qualidade de forragem, pastejo seletivo, dinâmica de crescimento dos animais e otimização de dietas, entre outros.

Para o diretor de produto da Bellman, Marco Balsalobre, a adequação desses sistemas de produção aos recursos tecnológicos é muito importante. O software vai ser usado pelos técnicos e representantes da empresa e vai nortear o trabalho nas fazendas.

“Esse programa vai indicar o melhor sistema para o pecuarista sobreviver, ganhar mais dinheiro, trabalhar com mais sustentabilidade”, afirma. A empresa ajudou no desenvolvimento e testes e na adequação do Invernada, contribuindo para a melhoria da tecnologia.

As simulações também podem ser personalizadas considerando as tecnologias cadastradas pelo produtor. O sistema ainda possui várias bibliotecas de dados de alimentos, pastagem e clima, por exemplo, associadas a diversos cenários produtivos.

Além disso, permite a integração com planilhas eletrônicas para que o usuário possa importar e exportar dados biológicos.

Até o lançamento deste software, todo o planejamento tinha que ser feito com base em estimativas dependentes da experiência do usuário, algumas vezes com o auxílio de programas de computador que fazem parte do que o Invernada faz, como os formuladores de rações, de acordo com o pesquisador Sérgio Raposo, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande).

“Com o Invernada, o produtor pode simular o que ocorre com as variáveis biológicas do seu sistema de produção, bastando caracterizá-lo bem”, diz Raposo. O programa vai estimar a produção, a qualidade e a oferta da forragem e, eventualmente, o suplemento em pasto ou o confinamento que façam parte deste sistema. Com base nestes dados, e em modelos de crescimento animal, ele indicará o desempenho do animal e um grande número de informações técnicas.

As informações são da Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Gado de Corte, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

This post was published on 18 de março de 2011

Share

Recent Posts

Chegou a sua chance de mudar o jogo da fazenda

Se você quer… 📍 Ter uma fazenda com mais lucro, satisfação, reconhecimento com mais harmonia.… Read More

5 de março de 2021

Uruguai: INAC considera exportar para países do Sudeste Asiático

O Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai está explorando a possibilidade de facilitar exportações… Read More

5 de março de 2021

Senador dos EUA proporá lei que impede importação de commodities associadas a desmatamento

Os Estados Unidos deverão discutir em breve um projeto de lei para impedir que o… Read More

5 de março de 2021

Votação na Suíça pode definir peso de exigências ambientais

Pela primeira vez os suíços vão votar sobre um acordo comercial. A consulta popular a… Read More

5 de março de 2021

Rastrear fornecedores indiretos de gado demanda ‘várias engrenagens’, diz membro do comitê de sustentabilidade da Marfrig

O rastreamento dos fornecedores indiretos de gado dos frigoríficos para zerar o desmatamento nessa parcela… Read More

5 de março de 2021

Nova cepa de peste suína africana na China preocupa analistas

Uma nova cepa do vírus causador da peste suína africana (ASF) identificada na China tem… Read More

5 de março de 2021