Mapa prepara medidas para importar milho dos Estados Unidos
3 de agosto de 2016
Mercado físico do boi gordo –02-08-2016
3 de agosto de 2016

Embrapa lança base de dados com informações sobre agropecuária nacional

O Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa desenvolveu uma base de dados chamada Agropensa, a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

article

“Trata-se de uma ampla base de dados coletados desde a década de 1990 fornecida por meio de uma plataforma amigável de painéis interativos (dashboards)”, conta o coordenador do Agropensa, o pesquisador Édson Bolfe. O sistema desenvolvido transforma os dados em tabelas de análises de resultados que podem apresentar o recorte e detalhamento que o usuário escolher.

A base acaba de ser disponibilizada na nova página do Agropensa no portal da Embrapa e foi organizada pela Secretaria de Inteligência e Macroestratégia (SIM) em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Empresa.

Os dados são distribuídos em três grandes grupos: pecuária, produção agrícola e abates. Em pecuária, é possível averiguar a produção das principais criações animais: bovinos, caprinos, ovinos, suínos, bubalinos, equinos e galináceos. O tamanho de cada rebanho pode ser acompanhado a cada ano desde 1990 até 2014, safra mais recente registrada. A pesquisa pode ser feita por região do Brasil, estado, região do estado e município.

Em “abate”, o usuário tem um grau de detalhamento igualmente considerável. Pode-se escolher um determinado método de curtimento (ao cromo, tanino ou outros) executado em couros produzidos somente em abatedouros municipais de determinado estado ou sub-região. É possível acompanhar a produção de abatedouros federais, estaduais e municipais de bois, frangos, suínos e novilhos, por exemplo.

Veja abaixo um vídeo institucional do Agropensa:

Fonte: Embrapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress