PIS/Cofins: varejo discute suspensão de recolhimento na cadeia produtiva da carne bovina
4 de junho de 2012
Embrapa: levantamento sobre consumo de carne bovina no Brasil
4 de junho de 2012

Embrapa Gado de Corte: sustentabilidade e inovação em 35 anos de atividades

A Unidade, que tem mandato nacional, foi criada em 28 de abril de 1977 pelo então ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, que considerou a localidade ideal para a bovinocultura de corte. Atualmente, a Embrapa Gado de Corte possui 224 empregados e ocupa uma área de 3.081 hectares na Fazenda da Sede; e a Fazenda Modelo possui 1.612 hectares. Do total, 37% são área de reserva legal.

Celebrar 35 anos de inovação e sustentabilidade com a pesquisa agropecuária. Esse foi o mote das comemorações de aniversário da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS) na quinta-feira, 31 de maio. A solenidade foi realizada no Auditório Manoel de Barros no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes da capital sul-mato-grossense.

A Unidade, que tem mandato nacional, foi criada em 28 de abril de 1977 pelo então ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, que considerou a localidade ideal para a bovinocultura de corte. Atualmente, a Embrapa Gado de Corte possui 224 empregados e ocupa uma área de 3.081 hectares na Fazenda da Sede; e a Fazenda Modelo possui 1.612 hectares. Do total, 37% são área de reserva legal.

O atual chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber de Oliveira Soares, lembrou que, em 35 anos, com a contribuição das tecnologias desenvolvidas e transferidas pela Unidade, o rebanho brasileiro cresceu de 104 milhões de cabeças para 208 milhões, assim como a produção de carne passou de 2,4 milhões de toneladas para 9,2 milhões, sem a necessidade de aumentar a área de pastagens.

O evento comemorativo reuniu diversas autoridades, com presença de gestores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – diretor-presidente, Pedro Antonio Arraes Pereira; diretores-executivos, 11 chefes-gerais das Unidades de Pesquisa no Centro-Oeste; assim como do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e outros políticos, representantes do setor agropecuário, e empregados e colaboradores da Embrapa Gado de Corte.

O diretor-presidente da Embrapa também lembrou dos desafios futuros devido ao aumento da demanda por alimentos e afirmou que a Embrapa pode e deve desafiar o futuro, continuando a trilhar os caminhos da sustentabilidade. “E a Embrapa Gado de Corte é uma das Unidades de excelência reconhecida no Brasil e no mundo e que contribui com o desenvolvimento do setor agropecuário com inovação e sustentabilidade”, disse Arraes. O governador de MS, André Puccinelli, disse que é um admirador dos trabalhos da Empresa e ressaltou a importância da parceria das Unidades da Embrapa do Estado para o desenvolvimento do agronegócio.

Os convidados também conheceram a trajetória da Unidade de Pesquisa por meio de depoimentos, homenagens, vídeo institucional e apresentação de tecnologias, produtos, processos e serviços desenvolvidos ao longo dos anos. Entre as tecnologias, foram lembradas as forrageiras lançadas: Tupi, Piatã, Tanzânia, Mombaça, Massai, Xaraés, Marandu e Estilosantes Campo Grande. Outra inovação da Unidade de Pesquisa foi a Avaliação Nacional de Touros das Raças Zebuínas de Corte, o Programa de Avaliação de Touros Jovens e o Programa de Melhoramento de Gado de Corte (Geneplus), serviços disponibilizados aos produtores rurais, além do Programa Boas Práticas Pecuárias – Pecuária de Corte. Para uma gestão equilibrada da propriedade, foi desenvolvido o Controle Financeiro Simplificado (Controlpec) e o aplicativo Gerenpec, desenvolvido com apoio do MCT/CNPq, que permite a simulação do desenvolvimento de uma fazenda por um período de dez anos.

O destaque atual foi para a régua de manejo tecnologia criada pelo pesquisador José Alexandre Agiova e pelo analista Haroldo Pires de Queiroz. A ferramenta indica o momento certo de entrada e saída de animais no pasto, o que facilita o trabalho na propriedade com o manejo de forrageiras. A “Régua de Manejo” pode ser feita de madeira, polímero ou metal e deve medir 1.20 cm. A tecnologia passou pelo processo de proteção da propriedade intelectual com solicitação junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) da patente de modelo de utilidade.

Convênios

A Embrapa e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul firmaram contrato de comodato de bem imóvel, localizado na propriedade da Fazenda Sede da Embrapa Gado de Corte. O objetivo é construir e instalar o Quartel definitivo do 1o Esquadrão Independente de Polícia Montada, Regimento da Cavalaria e área para treinamento e formação de policiais militares.

A outra parceria firmada no dia da solenidade de aniversário da Embrapa Gado de Corte foi na área de educação, com a assinatura do contrato de Cooperação Técnica de implantação do Programa de Transferência de Tecnologia e Capacitação em Pecuária de Corte.

Fonte: Embrapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress