Argentina registra queda histórica nos abates de bovinos
22 de fevereiro de 2016
Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte debate ações estratégicas para 2016
22 de fevereiro de 2016

Embrapa: Desmame racional reduz fugas e produz bezerros mais resistentes

Avaliações de temperamento realizadas na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), apresentaram resultados satisfatórios em bezerros desmamados de forma menos estressante. A reatividade foi menor do que a dos bovinos desmamados pelo método tradicional.

Segundo a pesquisadora Cíntia Marcondes, o novo manejo está sendo usado desde 2014 em animais cruzados e, em 2015, em Canchim. Os bezerros de corte, com cerca de oito meses de idade, são separados da vaca apenas por um corredor, em pastos diferentes, nos quais a mãe e o filho mantêm contato visual, auditivo e olfativo. Essa forma de desmama, chamada de racional, diminui o estresse causado pela separação e melhora o bem-estar.

desmameFoto: Daniele Merola

Para confirmar os benefícios da desmama racional, foi realizada avaliação de temperamento em dois grupos de bovinos da raça Canchim da Embrapa Pecuária Sudeste. Foram comparados 236 animais da desmama tradicional e 227 da racional. No teste analisaram-se informações de reatividade animal em ambiente de contenção móvel, como na balança de pesagem, local onde são contidos para realizar a medida de reatividade.

Leia mais sobre essa pesquisa aqui.

Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress