Mercado Físico da Vaca – 11/02/10
11 de fevereiro de 2010
Nelore Brasil: Conheça o sistema de integração lavoura pecuária realizado na Fazenda Mimoso (vídeo)
17 de fevereiro de 2010

Embrapa apresenta tecnologias para pecuária sustentável em Londres

As tecnologias desenvolvidas e recomendadas pela Embrapa Acre para reduzir o impacto ambiental da pecuária na Amazônia foram apresentadas em Londres, na quarta-feira (10), durante o lançamento do primeiro relatório da iniciativa Forest Footprint Disclosure, projeto que avalia a pegada florestal de empresas para investidores do mercado de ações.

As tecnologias desenvolvidas e recomendadas pela Embrapa Acre para reduzir o impacto ambiental da pecuária na Amazônia foram apresentadas em Londres, na quarta-feira (10), durante o lançamento do primeiro relatório da iniciativa Forest Footprint Disclosure, projeto do terceiro setor que avalia a pegada florestal de empresas para investidores do mercado de ações.

O chefe-geral da Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Judson Valentim fez apresentações para a imprensa e para os empresários e acionistas. Valentim enfatizou as alternativas tecnológicas desenvolvidas ou recomendadas pela Embrapa Acre que tem contribuído para aumentar a produtividade da pecuária na Amazônia.

“Nós mostramos que é possível conciliar pecuária e conservação na Amazônia. Desde que sejam recuperadas áreas abertas e que haja manejo adequado das pastagens e do rebanho. Nas propriedades que adotam as tecnologias da Embrapa temos uma taxa de lotação de 2,9 cabeças por hectares, enquanto que a média nacional é de aproximadamente uma cabeça por hectare”.

Para Valentim, os principais desafios da área dizem respeito à adoção, em larga escala, de tecnologias capazes de aumentar a atual produção pecuária; implementação de políticas públicas que possam aliar ganho em produtividade com redução do desmatamento; redirecionamento de linhas de crédito; e adoção de uma política de compra positiva ao longo da cadeia, com medidas que valorizem práticas sustentáveis. “O relatório da Forest Footprint Disclosure é um passo importante nesse sentido porque vai orientar o investimento dos acionistas”, diz.

As discussões sobre a pegada ecológica e a pegada de carbono foram seguidas pelo conceito pegada florestal (forest footprint). Seria o cálculo que permite quantificar a área de terreno produtivo necessária para sustentar o estilo de vida das pessoas.

O projeto Forest Footprint Disclosure foi lançado em junho de 2009 por um conjunto de ONGs, coordenadas pela inglesa Global Canopy Programme. O relatório que será lançado é o resultado de um levantamento com 150 das maiores multinacionais do mundo para avaliar o papel que exercem no desmatamento. O documento recebeu o suporte de 34 investidores cujas empresas possuem valor de mercado de mais 3,5 trilhões de dólares.

O governo do Reino Unido é um dos principais apoiadores da iniciativa que tem seu foco nas commodities de soja, carne bovina (e couro), madeira, óleo de palma e biocombustíveis. Os dados gerados pelas pesquisas da Embrapa Acre fazem parte da publicação inicial do projeto, que discorre sobre as oportunidades de mudança ambiental para as empresas. Informações sobre o Forest Footprint Diclosure podem ser obtidas no endereço www.forestdisclosure.com.

As informações são da Embrapa, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress