Seca quebra safra de soja em 34% na Argentina
20 de abril de 2018
Mercado do milho deve apresentar volatilidade
20 de abril de 2018

Embargo da UE é confirmado e afeta 20 plantas

Os países-membros da União Europeia confirmaram as expectativas e, em decisão unânime, decidiram embargar 20 plantas brasileiras que exportam carne de frango ao bloco. A dura decisão antecede uma nova rodada de negociações entre UE e Mercosul, na semana que vem.

A barreira, que entrará em vigor 15 dias depois de ser publicada no jornal oficial da Comissão Europeia, é consequência de deficiências detectadas pelos europeus no controle de salmonela no produto. As investigações da UE começaram antes da Operação Trapaça, deflagrada pela Polícia Federal em março com foco em fraudes cometidas pela BRF e laboratórios em testes para medir a presença da bactéria em cortes de carne de frango para exportação. A companhia brasileira não escapou de ser a mais prejudicada na lista.

Das 20 unidades que foram proibidas de exportar à UE, 12 são da BRF, localizadas em Rio Verde (GO), Concórdia (SC), Dourados (MS), Serafina Correa (RS), Chapecó (SC), Várzea Grande (MT), Capinzal (SC), Ponta Grossa (PR), Marau (RS), Toledo (PR), Francisco Beltrão (PR) e Nova Mutum (MT). Mas também foram barradas plantas das cooperativas paranaenses Copacol, Copagril, Coopavel e LAR, além de fábricas da Avenorte Avícola, de Cianorte (PR), da Zanchetta Alimentos, de Boituva (SP), da São Salvador Alimentos, de Itaberaí (GO), e da Bello Alimentos, de Itaquiraí (MS).

“Temos um problema, mas não é o fim do mundo e, se resolvido, tudo volta ao normal. As empresas devem ter capacidade de passar este momento de dificuldade”, afirmou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, durante visita à cooperativa Coamo, com sede Campo Mourão (PR).

“Isso tudo requer um tempo para voltar à normalidade. Mas todos os frigoríficos não exportam só para a Europa. Eles têm mercado interno, mercados na Ásia, no México, em vários lugares do mundo”, acrescentou Blairo.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress