Buscando encontrar soluções mais eficazes entre as diversas agtechs que surgem diariamente no Brasil, a SLC Agrícola, uma das maiores empresas de grãos e fibras do país, organizou hoje AGTech Garage, em Piracicaba (SP), um “pitch day” – na tradução literal, um dia de campo.
A ideia do programa, gerenciado pela Innoscience, é atrair startups para a SLC. “Apresentamos dez desafios e selecionamos 22 startups para apresentar soluções. Vamos selecionar cinco que devem ir para a próxima fase do programa”, explicou Frederico Longemann, gerente de estratégia da SLC.
Com 180 inscritos, o processo de seleção das agtechs foi longo. “É uma forma de selecionar novos fornecedores que ajudem a encontrar as soluções para os problemas apresentados”, afirmou Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience.
Foram selecionadas empresas que apresentam análise dos teores de nutrientes no solo, programas de conciliação fiscal e contábil, ferramentas de sensoriamento para diagnóstico nutricional da plantas, aplicativos que auxiliam de forma mais objetiva o manejo de culturas, entre muitas outras.
As selecionadas vão para uma próxima fase, a da imersão, na qual os responsáveis pelos produtos passarão quatro dias em Porto Alegre (de 2 a 5 de julho) com representantes da SLC aprimorando os projetos, explicou Carlomagno.
Depois disso, entre 29 de julho a 18 de outubro, será iniciado o piloto dos projetos, com o apoio direto da SLC. Os projetos que “vingarem” serão implantados de forma definitiva pela SLC a partir de 29 de outubro com as suas devidas melhorias.
“É a primeira vez que fazemos isso, mas devemos repetir a dose com outros desafios”, disse Longemann.
Fonte: Valor Econômico.