EUA: número de bovinos em confinamento em março é maior do que o esperado
24 de abril de 2013
Chef Allan Vila apresenta receitas exclusivas com carne zebuína durante o II Fórum Zebu de Ponta a Ponta
25 de abril de 2013

Eliseu Alves: precisamos mostrar para o consumidor o quão saudável é a carne do zebu

A ABCZ – em parceria com o BeefPoint e a Scot Consultoria – promoverá, no dia 8 de maio, a 2ª edição do Fórum Zebu de Ponta a Ponta, com o objetivo de apresentar a importância do zebu na cadeia produtiva da carne e do leite.

Para conhecer melhor os palestrantes do evento, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles. Confira abaixo a entrevista com Eliseu Alves.

eliseu 002

Eliseu Alves é casado, pai de dois filhos e avô. Tem 82 anos, sendo 58 dedicados à vida profissional. É Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e possui Mestrado e PhD em economia Rural pela Purdue University, de Indiana, nos Estados Unidos. Em seu currículo, destaca-se: Extensão Rural – Emater MG (1955-197), Diretor da Embrapa (1973-1979), Presidente da Embrapa (1979-1985) e Presidente da Codevasf (1985-1990). Eliseu é uma das referências brasileiras, aqui e no exterior, em se tratando de pesquisa agropecuária.

Atualmente, é pesquisador da Embrapa, nas áreas de inovação, pobreza rural, política agrícola, irrigação, construção e desenvolvimento de instituições. É consultor do Banco Mundial, BID e FAO.

BeefPoint: Quais são os 3 pontos principais da sua palestra nesse evento?

Eliseu Alves:

1. A tecnologia explica o crescimento da produção e concentração da renda rural. A terra perdeu muito de sua importância neste respeito.

2. Pelos censos de 1995/96 e 2006, a renda bruta está muito concentrada. De 4,4 milhões de estabelecimentos, vinte e sete mil deles produziram 51% da renda bruta; ou 500 mil produziram 87% desta mesma renda; 3,9 milhões apenas 13% desta renda, e destes 2,9 milhões geraram tão somente 3% da renda bruta. Ou seja, poucos estabelecimentos geraram a maior parte da produção da agricultura do ano 2006. E a maioria produziu muito pouco.

3. Difusão de tecnologia:

a) grande sucesso na modernização da agricultura de 500 mil estabelecimentos: grandes produtores; muitos deles com menos de cem hectares. Ou seja, não é a área do estabelecimento a principal responsável pela produção, mas a tecnologia;

b) insucesso com a pequena produção, principalmente, com os 2,9 milhões de estabelecimentos;

c) modernizar a pequena produção é o enorme desafio da política pública brasileira;

BeefPoint: O que você considera de mais importante para levar adiante esse conceito “Zebu de Ponta a Ponta”, onde a ABCZ trabalha para mostrar as vantagens e diferenciais do zebu como produtor de carne bovina?

Eliseu Alves: Medir os ganhos de produtividade da raça, como se faz atualmente. Ampliar as pesquisas, genética, manejo, sanidade e qualidade da carne. Ampliar as exportações. Mostrar para o nosso consumidor e o do exterior quão saudável é a carne do zebu.

BeefPoint: Qual sugestão você daria para a ABCZ tornar esse trabalho ainda mais relevante e impactante?

Eliseu Alves: Persuadir os consumidores do valor da carne bovina no Brasil e exterior. Havendo demanda, o resto os produtores brasileiros sabem fazer.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte que usam genética zebuína?

Eliseu Alves: Prestar atenção nos custos de produção, conhecer profundamente a dinâmica do mercado externo e defender a qualidade da carne.

BeefPoint: Qual seu recado para frigoríficos em relação ao uso de zebu como produtor de carne bovina?

Eliseu Alves: Explicar a qualidade da carne e zelar por ela. Exportar cada vez mais.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress