Quando as pessoas se unem em defesa do bem comum, as conquistas tornam-se maiores – Luiz Cláudio Paranhos (novo presidente da ABCZ)
15 de setembro de 2013
Denis Alves Antonio: a aplicação da tecnologia é o desafio dos confinamentos
15 de setembro de 2013

Elder Oliveira: façam seus planejamentos e avaliem os resultados do seu negócio como um todo. Sejam profissionais!

O Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento foi criado para homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação foi feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que começou no dia 9 de setembro e encerra no dia 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint fez a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Elder Oliveira, um dos finalistas na categoria Gestão em Confinamento.

Elder André de Oliveira é médico veterinário formado pela UFMG em 1999. É consultor da EXAGRO nos estados de GO, MG, MT e SP, em projetos de pecuária a pasto e em maior volume em confinamentos; onde atua em todas as etapas do sistema de produção, desde estudo de viabilidade e planejamento até a execução e acompanhamento técnico dos processos produtivos e resultados econômicos.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Elder Oliveira: Um bom planejamento que reúna os objetivos e estratégias do sistema de produção e as variáveis mais impactantes no processo produtivo como, custo alimentar, eficiência biológica, custo operacional, valor de compra ou de entrada dos animais, fluxo de caixa e custos financeiros, estratégia de venda, etc.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?

Elder Oliveira: Ter bom nível de eficiência que permita complementar a produção e aumentar os resultados das fazendas de recria/engorda a pasto.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê

Elder Oliveira: Atualmente trabalho em 6 projetos num total de 180.000 cabeças, que têm mais de 3 anos de implantação. Em todos eles estamos constantemente avaliando as estratégias produtivas (custos de alimentação e operacional, necessidade de alívio de pasto, possibilidade de compra de animais, % do gado vendido que será confinado)  e de mercado, para que ano após ano, sejamos eficientes.

Em todos eles temos atingido nossos objetivos com crescimento positivo, sendo que em parte deles no resultado do confinamento isoladamente e em outra parte no sistema de produção a pasto mais confinamento.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Elder Oliveira: Temos sempre planejado e executado coisas simples e funcionais. Estamos preocupados com resultado econômico que vem da soma de vários fatores. Não apontaria somente um como causa do sucesso.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Elder Oliveira: Repetir o item anterior, acrescentado as mudanças pontuais e dinâmicas de cada etapa do processo produtivo e de mercado.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Elder Oliveira: Que façam seus planejamentos e avaliem os resultados do seu negócio como um todo. Sejam profissionais!

Confira a Programação do Interconf 2013

Confira a lista de vencedores do Prêmio BeefPoint – Confinamento 2013

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress