Alexandre Pedroso: o conceito de nutrição de precisão pode tornar o processo mais eficiente no confinamento
4 de setembro de 2013
Sérgio Morgulis: a visão completa do negócio é fundamental, desde a origem dos insumos até a carne chegar ao consumidor
4 de setembro de 2013

Elci Ferreira: sanidade não é custo e sim o menor dos investimentos que temos, precisamos melhorar cada vez mais

O Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento vai homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação será feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint está fazendo a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Elci Ferreira, um dos finalistas na categoria Sanidade em Confinamento.

Elci Ferreira

Elci Rincon Ferreira é médico veterinário graduado pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás em 1993.

É funcionário dos Laboratórios Pfizer Ltda, Divisão de Saúde Animal desde maio de 1993, onde ocupou os cargos de vendedor veterinário, assessor técnico de vacinas para bovinos e gerente de contas especiais; nos estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Rondônia.

Atualmente, trabalha em fazendas de cria, recria, engorda a pasto e confinamento, nas áreas de reprodução, manejo, sanidade e treinamentos e qualificação dos funcionários.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Elci Ferreira: Na minha opinião não tem uma área mais importante, todas as áreas têm igual importância. Por ser um processo, se falhamos em uma área, prejudicamos o todo, que é o resultado.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?

Elci Ferreira: A comercialização, tanto a compra como a venda. Isso determina o maior ou menor resultado.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?

Elci Ferreira: Meu objetivo é junto com os clientes fazermos uma análise de risco dos principais problemas sanitários que podem ocorrer. Assim, elaboramos um calendário sanitário que contemple os possíveis desafios e diminuímos doenças, mortes e aumentamos o desempenho dos animais.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Elci Ferreira: Elaboramos junto com os clientes um modelo de caderneta de ronda sanitária onde os funcionários da ronda identificam o animal doente, assinalam na caderneta a doença, escolhem o tratamento (produto/dose), período de carência e estas informações são lançadas no sistema de dados. Com estas informações, podemos fazer análises seguras e confiáveis para tomada de decisões imediatas e futuras.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Elci Ferreira: Concluir a coleta eletrônica de dados dos eventos sanitários em 4 unidades do JBS Confinamentos. Com informações confiáveis e seguras podemos tomar decisões economicamente mais eficientes.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Elci Ferreira: O Brasil é o melhor país do mundo para se confinar. Precisamos cada dia mais investir nas pessoas que tocam o negócio. Sanidade não é custo e sim o menor dos investimentos que temos, precisamos fazer cada dia melhor. Temos um grande espaço para melhorar o desempenho dos animais a pasto. Confinamento não é lugar para termos animais doentes e sim animais saudáveis e com alto desempenho.

Confira a Programação do Interconf 2013.

Lembramos que todos os finalistas do prêmio são convidados vip cortesia do Interconf 2013.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress