JBS aprova incorporação da Cascavel Couros
14 de novembro de 2012
O consumo nos EUA em números, muitos números
18 de novembro de 2012

El Niño tem previsão neutra nos EUA

A expectativa sobre o desenvolvimento do El Niño era grande, mas foi reduzida à medida que o CPC mudou sua previsão. Segundo o órgão, embora o desenvolvimento do El Niño ou até mesmo La Niña não possa ser descartado, situação neutra para o El Niño é mais provável durante o inverno do Hemisfério Norte em 2012-13.

Os produtores agrícolas dos Estados Unidos esperam por um alívio na forte seca que acoteceu no país, mas as previsões climáticas não estão tranquilizando, prevendo continuação da seca. Atualmente, 60% dos 48 estados estão em seca moderada ou pior, de acordo com o último relatório do Drought Monitor divulgado no dia 06/nov.

Permanecendo as condições dos últimos três meses, as regiões mais secas do país estão nas Planícies, incluindo Kansas, Nebraska, Oklahoma e Dakota do Sul. Condições de seca extrema englobam 75% de cada um desses estados agrícolas:

Kansas: apesar das poucas chuvas que caíram no Estado nos últimos 7 dias, as condições mudaram pouco. Agora, 39% do estado é considerado em seca excepcional, o maior nível reportado pelo Drought Monitor, comparado com 40% na semana anterior. Entretanto, 84% de Kansas ainda é considerado em seca excessiva e nenhuma parte do Estado é capaz de escapar dessa situação.

Nebraska: infelizmente para os produtores do Estado, o relatório novamente mostrou pouco movimento nas condições de seca. Setenta e oito por cento do Estado foi reportado como estado de seca excepcional desde o começo de outubro. Traços de chuva cobriram o Estado na semana passada, mas a maioria do Estado requer até 304 milímetros de chuva para resolver o problema da seca.

Oklahoma: há um ano, 85% do estado era considerado em seca extrema ou pior. Hoje, apesar do alívio com relação ao ano anterior, 76% de Oklahoma está nas mesmas condições de seca. Para resolver o déficit hídrico e melhorar a seca, muitas áreas precisam de  ais de 300 mm de chuva.

Dakota do Sul: a seca está avançando para o norte do Estado e, agora, 33% do mesmo está com seca excepcional. Algumas áreas, principalmente do norte, tiveram 13 milímetros de chuva na semana passada. Entretanto, mais de 220 milímetros são necessários para acabar com o impacto da seca.

O Centro de Previsão Climática (CPC) deu más notícias para estes estados, prevendo seca na região nos próximos 7 a 10 dias. Entretanto, a região oriental do Cinturão do Milho provavelmente terá mais chances de chuvas, melhorando as condições de seca.

El Niño

A expectativa sobre o desenvolvimento do El Niño era grande, mas foi reduzida à medida que o CPC mudou sua previsão. Segundo o órgão, embora o desenvolvimento do El Niño ou até mesmo La Niña não possa ser descartado, situação neutra para o El Niño é mais provável durante o inverno do Hemisfério Norte em 2012-13.

O Instituto Internacional de Pesquisa para Clima e Sociedade calculou como probabilidade do El Niño se desenvolver até o final de janeiro de 37%. No entanto, a probabilidade maior é de uma fase neutra de Oscilação Sul do El Niño (ENSO), às vezes chamada como “La Nada”. “Com o La Nada, é como ter adolescentes sem regras. É espontâneo e imprevisível”, disse o climatologista da NASA, Bill Paltzert.

A reportagem é da Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress