MT não está preparado para receber status livre da aftosa
23 de outubro de 2015
Mercado físico do boi gordo –22-10-2015
23 de outubro de 2015

El Niño acentua estiagem no Pará e compromete engorda a pasto

A influência do fenômeno climático El Niño sobre o regime de chuvas do Pará tem prolongado a estiagem e comprometido a engorda dos bois a pasto em importantes regiões produtoras. O fenômeno agrava a entressafra pecuária e obriga a indústria a pagar cada vez mais pelos poucos lotes de animais à venda, a fim de garantir o funcionamento de suas unidades.

Neste ambiente de negócios, a arroba está em alta há semanas, mas não necessariamente o contexto é favorável ao produtor, de acordo com a Informa Economics FNP. “Muitos pecuaristas tinham lotes em terminação, mas não conseguiram vendê-los em tempo hábil. Com as pastagens secas, o boi gordo virou boi magro”, disse o analista da consultoria Aedson Pereira.

A oferta de animais para o abate este ano também está relativamente menor porque há mais compradores vindos de fora do Pará para negociar lotes. O contexto geral no Brasil é de baixa disponibilidade de gado, e  Pereira diz que há frigoríficos de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e até São Paulo buscando animais terminados no Pará. A engorda também está limitada porque o Pará não dispõe de grandes confinamentos.

Fonte: Estadão Conteúdo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress