Análise semanal – 03/05/2006
3 de maio de 2006
Japão: Importações de carne bovina aumentam em março
5 de maio de 2006

Efeito de grupo genético sobre desempenho e características de carcaça de bovinos confinados com altos níveis de concentrado

A necessidade de diferenciação de produtos para aumento nos preços de venda obriga avaliação cautelosa e escolha correta de sistemas de produção, e raças adequadas a cada sistema. A produção de animais superprecoce caracteriza-se pelo abate de machos inteiros aos 13-15 meses de idade, com peso mínimo de 16 arrobas e 3 mm de gordura de cobertura na carcaça, evitando-se problemas de maciez e coloração durante o resfriamento.

Para atingir estas premissas básicas, os animais devem ser suplementados desde o período de amamentação, com ração concentrada através de “creep-feeding”, devendo ser desmamados com peso vivo elevado. Após a desmama, com aproximadamente 7 meses de idade, estes animais são confinados com dietas de alto teor de concentrados (80%). Como descrito acima, a avaliação de cada sistema deve ser feita de forma cautelosa, e no caso da produção de bovinos de corte com altos níveis de concentrado, deve-se estar próximo a regiões produtoras de grãos, e utilizar animais com alto potencial genético para ganho.

Na puberdade, ocorre a substituição dos hormônios protéicos por esteróides, intensificando a deposição de tecido adiposo e conseqüentemente diminuindo a eficiência em conversão alimentar. O presente estudo avaliou o grau de acabamento dentre os diversos grupos genéticos e a eficiência de crescimento de animais de diferentes tamanhos à maturidade, de modo a permitir a otimização dos recursos alimentares para cada genótipo. Foram avaliados desempenhos de cinco raças distintas criadas no sistema superprecoce, fornecendo informações para a adequação dos sistemas de manejo e alimentação que otimizem a eficiência de produção.

As avaliações foram realizadas com 84 bezerros, machos, inteiros, sendo 12 Angus, 18 Nelore, 18 1/2 Angus x Nelore, 18 1/2 Brahman x Nelore e 18 1/2 Braunvieh x Nelore. As dietas utilizadas eram à base de milho úmido, silagem de milho, caroço de algodão, farelo de soja e minerais, formuladas de acordo com as normas do NRC (1996), nível II, para ganho máximo. As dietas continham 16% de PB, 74% de NDT ou 1,14 Mcal/kg de energia líquida para ganho. A relação volumoso: concentrado foi de 20:80 % na matéria seca.

Foram realizadas pesagens individuais de todos os animais a cada 28 dias. As medidas de ultra-som foram feitas segundo metodologia de HERRING et al. (1994), no início do período de avaliação, e a medida que os lotes atingiam peso mínimo de abate. Para realização desta técnica, foi utilizado equipamento de ultra-sonografia Piemedical scanner 200 Vet, com transdutor de 3,5 MHz, e uma guia acústica necessária para acoplamento do transdutor ao animal.

Após aproximadamente 175 dias de confinamento (média), os animais foram abatidos, seguindo critério de abate de peso vivo mínimo de 440 kg e espessura de cobertura de gordura de 3 mm, avaliada através de ultra-sonografia, para todos os grupos genéticos.

A avaliação dos diferentes grupos genéticos mostrou diferença significativa em relação ao desempenho e outras características de carcaça ao final do período de confinamento. Houve diferenças no período total de confinamento, porém esse valor está diretamente relacionado ao peso de entrada, visto que as diferenças de desempenho foram pequenas e, que os animais só eram abatidos se apresentassem cobertura adequada de gordura.

Houve maiores ganhos para os animais cruzados em relação aos de raças puras, tanto zebuína quanto taurina, demonstrando o efeito da heterose e complementariedade em animais cruzados (tabela 1). Dos cruzamentos avaliados, houve maior desempenho para os animais 1/2 Angus em relação aos 1/2 Braunvieh e 1/2 Brahman, possivelmente devido a maior efeito da complementariedade ou da heterose da raça Angus com a Nelore. Esperava-se maior ganho de peso para animais de origem taurina, devido às características da dieta, o que não foi observado. A maior aptidão das raças taurinas para o aproveitamento de dietas com altos níveis de concentrado não foi observada nesse experimento, mostrando a possibilidade de utilização de animais zebuínos nesse sistema.

Mais estudos deverão ser realizados em relação à eficiência de conversão alimentar dos diferentes grupos genéticos para dietas com altos níveis de concentrado. Não foi observada diferença na idade de abate dos diferentes grupos genéticos, sendo de 14 meses a idade média de abate (tabela 1).

Tabela 1. Desempenho dos diferentes grupos genéticos em confinamento no sistema Superprecoce.


*GPMD = Ganho de peso médio diário
a, b, c Médias seguidas de letras iguais na mesma linha não apresentam diferenças significativas (P>0,05).

A avaliação da área de olho-de-lombo (AOL) através de utra-sonografia, mostrou maior desenvolvimento muscular, para os animais cruzados 1/2 Braunvieh e 1/2 Angus (tabela 2). Os animais 1/2 Brahman não diferiram dos animais 1/2 Braunvieh, porém foram menor que os 1/2 Angus. Dentre as raças puras, nenhuma diferença foi observada entre elas.

Em relação à espessura da camada de gordura subcutânea (ECG), foi observado menor valor para os animais 1/2 Braunvieh dentre todos os grupos genéticos (tabela 2). Esse fato pode ser explicado pelo fato do Braunvieh ser uma raça de origem continental e ter como característica maior musculosidade, maior tamanho à maturidade e conseqüentemente menor ECG a idade jovem.

Apesar de não haver diferença estatística, os animais Angus e 1/2 Angus, apresentaram maior valor de ECG, característica de animais de raças de origem britânica. O fato dos valores de ECG finais monitorados por ultra-sonografia serem bastante semelhantes entre os diferentes grupos genéticos, mostra a possibilidade de terminação de animais jovens de diversos grupos genéticos com quantidade de gordura subcutânea adequada, evitando-se problemas com a qualidade de carne no resfriamento.

Tabela 2. Área de olho de lombo e espessura de gordura de cobertura, avaliadas atraves de ultra-sonografia, dos diferentes grupos genéticos em confinamento no sistema superprecoce.


a, b, c Médias seguidas de letras iguais na mesma linha não apresentam diferenças significativas (P>0,05).

Referências bibliográficas

ARRIGONI, M.D.B.; SILVEIRA, A.C.; COSTA, C.; CHARDULO, L.A.L.; MORAIS, J.P.G.. Alimentos utilizados na produção intensiva de bovinos de corte jovens – aspectos nutricionais e econômicos. Anais. Simpósio sobre produção intensiva de gado de corte. Campinas – SP, p. 168-187, 1998.

HERRING, W. O.; MILLER, D. C.; BERTRAND, J. K.; BENYSHEK, L. L.. Evaluation of machine, technician, and interpreter effects on ultrasonic measures of backfat and longissimus muscle area in beef cattle. Journal of Animal Science, v.72, p. 2216-2226, 1994

NATIONAL RESEARCH COUNCIL (N.R.C.). Nutrient requeriments of beef cattle. 7. ed. Washington: National Academy Press, 1996. 232 p.

SILVEIRA, A C. et al. Sistema de produção de novilhos superprecoces. In: SIMPÓSIO GOIANO SOBRE PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE, 1., Goiânia. Anais. Goiânia: CBNA, 1999. p. 105-122.

STATISTICAL ANALYSES SYSTEM. SAS User’s guides: statistics. 5 ed., Cary, 1987.

SUGUISAWA, L. Ultra-sonografia para predição das características e composição da carcaça de bovino. Dissertacao ESALQ/USP. Janeiro, p. 0-70, 2002.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress