USDA prevê produção ainda menor de carne bovina em 2013
18 de julho de 2013
Júlio Cesar Salton: o impacto da ILP no Brasil é gigantesco, é possível produzir até 6x mais
18 de julho de 2013

Eduardo Madeira Castilho: a inovação na ILP é importante, pois a demanda por alimento é crescente

Na próxima quinta-feira, dia 18 de julho, o BeefPoint promove o Workshop Integração Lavoura-Pecuária e ILPF, com palestras em formato estudos de caso sobre esse tema. Um dos palestrantes será Eduardo Madeira Castilho.

Eduardo Madeira Castilho é médico veterinário formado pela UFPEL e administrador de empresas rurais pela Urcamp. Foi consultor em 15 fazendas na metade sul do Rio Grande do Sul nas áreas de Gestão, Processos de Produção e Reprodução Animal Assistida.

Foi coordenador do Curso Técnico em Agronegócio da Qwerty Escola de Educação Profissional e professor das disciplinas de Gestão de Custos e Gestão de Processos. Ministrou cursos de Inseminação Artificial, Ginecologia e Ultrassonografia. Nos últimos 3 anos foi gerente de pecuária de corte da Granjas 4 Irmãos, fazenda de 24.000 hectares que atua na produção de arroz, soja, carne e leite.

Confira abaixo a entrevista com Eduardo e algumas fotos da propriedade.

BeefPoint: O que você considera mais importante em uma fazenda de ILP (ou ILPF)?

Eduardo Madeira Castilho: Foco total no planejamento de longo prazo das ações.

BeefPoint: Qual o maior desafio da ILP (ou ILPF) no Brasil hoje?

Eduardo Madeira Castilho: A quebra de paradigmas e o planejamento de longo prazo.

BeefPoint: Em relação a ILP (ou ILPF), qual inovação na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?

Eduardo Madeira Castilho: As linhas de crédito como o Projeto ABC. Necessitamos de estudos mais aprofundados das interações de sistemas. Como vantagens da adubação de sistemas e não de culturas, potenciais produtivos de novas cultivares, alternativas para períodos de alta demanda alimentar e baixa oferta forrageira, entre outros.

BeefPoint: O que você implementou de diferente na sua ILP (ou ILPF) em 2012? O que você fez que te trouxe mais resultados?

Eduardo Madeira Castilho: A implantação de duas variedades de festuca consorciada com trevo branco e plantio em linha de novas cultivares de azevém.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013, em ILP (ou ILPF)?

Eduardo Madeira Castilho: Busca de culturas capazes de servirem de fontes de fibra e energia para os meses de inverno.

BeefPoint: O que o setor deveria fazer para aumentar a competitividade da ILP (ou ILPF) no Brasil?

Eduardo Madeira Castilho: Incentivar a realização de mais eventos como este do BeefPoint, para que nós produtores possamos trocar experiências, pois esta é a forma mais rápida e eficaz de evolução da cadeia.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em ILP (ou ILPF)?

Eduardo Madeira Castilho: Inovem, pois já dizia um físico “insanidade é fazer repetidamente a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. A demanda por alimento é crescente e nossas ações fundamentais, para não dizer “vitais”.

Foto 28-05-13 08 32 41

DSC05461

DSC04473

Foto 28-05-13 09 08 44

Foto 29-05-13 10 09 51

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress