Carlos Roberto Simm: implementamos um confinamento que produz e certifica a carne que o consumidor quer
27 de agosto de 2013
Aristeu Mendes Peixoto recebeu homenagem no evento anual da SBZ
27 de agosto de 2013

Eduardo Borba: não existe a menor possibilidade de mudar os animais se você não mudar as pessoas [vídeo]

No dia 8 de agosto, Miguel Cavalcanti recebeu Eduardo Borba no BeefPoint, para uma conversa sobre educação de animais e pessoas. Eduardo Borba é consultor em capacitação e há 40 anos trabalha com o desenvolvimento de animais através do Projeto Doma, em Capivari – SP. Seu modelo de trabalho é baseado nos vaqueiros californianos dos Estados Unidos.

Segundo Borba, o grande problema da lida com animais (cavalos e gado) no Brasil é que as pessoas não conhecem os animais, não sabem como eles operam as suas vidas.

Segundo ele, não há uma receita certa. Os animais são compostos de ações e reações, que são bem definidas e separadas, mas fazem parte de um todo. É preciso nominar corretamente essas sensações. Se você souber o que os animais fazem e porque fazem, você cria o seu método.

Quando chega em uma fazenda, a preocupação básica de Borba é mostrar às pessoas como o gado aprende e como ele funciona. Ele ressalta que você só consegue entrar na cabeça dos animais se você mexer com o ritmo e a direção deles.

Através de uma parceria com Breno Barros, surgiu a ideia dos cursos de educação continuada, pois havia a necessidade de reforçar o que era ensinado. Borba diz que os vaqueiros e peões estão cada vez mais sedentos por conhecimento, eles querem ser treinados e capacitados.

Durante a entrevista, Borba falou sobre a história da doma de cavalos no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, como isso influenciou seu trabalho e o que ele tem feito em capacitação de pessoas e animais.

Assista à entrevista completa abaixo:

8 Comments

  1. Roberto Mangieri Junior disse:

    O Sr. Eduardo Borba é imperdivel. É a arte de ensinarar a pessoa que lida com gado a observar e a ter confiança no que observa, e usar isto como ferramenta de trabalho. Assim cada um cria o seu metodo para lidar com os animais daquela propriedade.
    Roberto Mangieri Junior – Med. Veterinario Homeopata

  2. Mauricio Fernando de Oliveira Cunha disse:

    Parabéns Borba, preciso de telefone para contato,para curso de capacitação.

  3. Alemao disse:

    Parabéns para você Miguel e o pessoal do Beef pela entrevista , o Borba é uma das poucas pessoas que realmente entende a essência do conceito ” Bem estar animal ” na sua plenitude.

    Alemão witzler

  4. Rafael Zonzini disse:

    No seu programa de educação continuada, Eduardo Borba faz um trabalho “cirúrgico” aqui na Fazenda Nova Terra da Agropecuaria Jacarezinho em Cotegipe/BA, no que diz respeito a capacitação de pessoas, liderança, autonomia dos chefes de retiro, manejo racional de bovinos, além de iniciação e doma de eqüinos e muares. O temperamento dos animais reflete o manejo exercido. A diferença esta nas pessoas. Obrigado pelos ensinamentos. Miguel, parabéns pela entrevista.

  5. Paulo E F Loureiro disse:

    Borba,

    Bela entrevista! Você mostrou clareza de raciocínio, deu informações preciosas e mais bacana ainda… Foi humilde.
    Conhece o que faz e ama o que faz.
    Te desejo muito sucesso, sorte de quem puder contar com você por perto.

    Um abraço,

    Paulo Loureiro

  6. Gilberto Couto disse:

    O Borda merece e tem muita capacidade para ter um espaço aqui na Beefpoint. Parabéns pela conversa.

  7. Marcelo Mastrobuono disse:

    Ter Eduardo Borba como articulista e consultor da Revista Horse é um privilégio que compartilhamos com milhares de leitores. Tê-lo, sobretudo, na proximidade de amigo, nos possibilita o exercício cotidiano da reflexão sobre a relação entre homens e cavalos e, principalmente, sobre a essência de nós mesmos. Como diz o filósofo Sócrates; “Só sei que nada sei”. E assim continuamos montando e descobrindo-nos dia a após dia dentro de nossa ignorância… Que nossa amizade e parceria dure o mesmo tempo de nosso aprendizado, por que não dizer?, a vida toda.!

  8. Marco Aurélio Soar disse:

    Fiquei encantado com a entrevista de Eduardo Borba, gostaria muito de um dia ter a oportunidade de fazer um curso com esse talentoso profissional. Parabéns aos organizadores e ao entrevistado, 100% útil todas as palavras….abraço…Marco Aurélio Soar, Florianópolis, Santa Catarina.

plugins premium WordPress