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Edison Filho: não podemos nos esquecer que é a dona de casa quem compra a maior parte de carne consumida no dia a dia [Workshop BeefPoint Marcas de Carne]

A busca por uma maior agregação de valor aos produtos de origem animal e carne de alta qualidade estão cada dia mais presentes, embora ainda seja um caminho difícil, mas perfeitamente possível. O tema do próximo Workshop BeefPoint será Marcas de Carne e acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro, em São Paulo.

Da mesma forma, o Workshop BeefPoint Marcas de Carne, será um evento no qual iremos reunir quem há anos trabalha com esse nicho de mercado. Vamos conhecer os inovadores em nosso setor que têm trabalhado para produzir um produto com valor agregado e que seja bem aceito pela maioria dos consumidores. Serão apresentados estudos de caso, troca de experiências e conhecimento, em um ambiente de conversa e debate. Será um encontro de discussões em alto nível, para conhecer quem tem feito um excelente trabalho no Brasil.

Para conhecer melhor os palestrantes do Workshop BeefPoint Marcas de Carne, preparamos uma série de entrevistas com cada um deles. Além dos palestrantes, vamos conhecer também o trabalho de profissionais que trabalham com carnes de marca, donos de casa de carnes e restaurantes que trabalham com carne de qualidade e que são referência no país.

Confira a entrevista com  Edison L F Filho, médico veterinário, responsável pelo projeto pecuário da Agropecuária Guapiara e um dos palestrantes do nosso Workshop.

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O projeto pecuário da Agropecuária Guapiara, trabalha há vários anos com seleção genética da raça Brangus. A empresa pratica ciclo completo, terminando 100% dos seus animais em confinamento, além de praticar com muito sucesso ILP em algumas de suas fazendas.

BeefPoint: Por favor conte um pouco do histórico da criação da sua marca de carnes.

Edison Filho: Ainda estamos “tentando” criar nossa marca, produzindo animais, prospectando mercados e alterando alguns conceitos. Porém, a mesma ainda não está na praça.

BeefPoint: Atualmente, quais os maiores desafios para consolidar uma marca de carne?

Edison Filho: Acredito que os maiores desafios para criar uma marca de carne, está em se conseguir frigoríficos parceiros no nosso estado que é o Paraná, além de fechar as contas entre as necessidades da produção e as necessidades da comercialização.

BeefPoint: O que precisa evoluir no setor para que aumente a produção de carne com qualidade?

Edison Filho: Acredito que cada vez mais teremos que investir principalmente em genética e nutrição além de mudarmos alguns conceitos de produtor de commodities, que muitas vezes exige um valor maior apenas pela pouca idade de seus animais, esquecendo que qualidade não está ligada somente a idade, mas sim a vários outros fatores.

BeefPoint: Quais as ações você tem feito para educar e fidelizar o cliente que está buscando carne bovina com marca?

Edison Filho:  No nosso caso que ainda não possuímos uma marca no mercado, mas temos vários clientes fiéis para nossos animais e essa fidelização está em se produzir animais de qualidade durante o ano todo, acredito que não seja possível nenhum tipo de fidelização sem qualidade e fornecimento constantes.

BeefPoint: O que deveria ser feito para melhorar o marketing da carne no Brasil?

Edison Filho: Acredito que deveríamos mudar um pouco o foco de que somente animais extremamente acabados é que produzem carne de qualidade, às vezes se foca apenas para o churrasco Gourmet e se esquece que a maior parte de carne consumida é a dona de casa quem compra no dia a dia e ela com certeza não valoriza tanto os cortes extremamente bem acabados.

Acredito que precisamos de animais jovens e bem acabados para atingir esse mercado, porém sem excessos.

BeefPoint: Em sua opinião qual o país é referência na produção de carne com qualidade? O que ele tem feito de diferente?

Edison Filho: Hoje seria o Uruguai, por vários motivos, eles ainda podem se dar ao “luxo” de produzir animais castrados de raças britânicas, mas não podemos esquecer que na Argentina, anos atrás essa também era uma realidade que mudou em razão do avanço da agricultura, que se apresenta com ganhos monetários superiores aos da pecuária.

O diferencial uruguaio é justamente esse, de ainda conseguir produzir animais de boa genética e com nutrição adequada, sem se preocupar tanto com o giro de capital.

BeefPoint: Quais são marcas de carne no Brasil hoje que você considera referência?

Edison Filho: A carne certificada Angus, acredito que seja hoje o exemplo de maior sucesso em marca de carne no país e no exterior.

BeefPoint: Em sua opinião qual setor serve de referência para a pecuária no que diz respeito a marketing e por quê?

Edison Filho: Acredito que temos vários exemplos de sucesso no marketing, se pensarmos nos homens, acredito que o setor automotivo seja o melhor exemplo. Ou seja, várias marcas são sinônimos de qualidade e prestígio. Fazendo uma analogia à carne, os homens compram muito mais por impulso, dando um valor maior a qualidade.

BeefPoint: Qual o exemplo de profissional dessa área você mais admira?

Edison Filho: Sem dúvida é o Roberto Barcellos que esta nos assessorando na construção de nossa marca.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Edison Filho: Adoção de algumas práticas de manejo sanitário que elevaram nossos ganhos a nível de confinamento, além do aumento no volume de novilhas engordadas.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Edison Filho: Aumentar ainda mais a participação das fêmeas no total de animais abatidos pela empresa e com isso realmente colocarmos nossa marca na praça.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para aqueles que desejam criar e consolidar uma marca de carne em nosso país?

Edison Filho: Fazer contas e não se deixar levar pelo impulso. Não podemos e nem devemos prejudicar os números da produção em detrimento da comercialização e vice versa, assim sendo, achar o ponto de equilíbrio entre produção e comercialização é fundamental.

Participe do Workshop Marcas de Carne – 20 e 21 de novembro de 2013

 

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