Análise semanal – 22/05/2005
22 de junho de 2005
IBGE: abate de vacas totaliza 39,2% no primeiro trimestre
24 de junho de 2005

É importante inocular as sementes de alfafa antes do plantio

A alfafa é uma leguminosa forrageira que apresenta elevado potencial de produção. Essa característica, associada ao seu bom valor nutritivo, desperta o interesse de técnicos e produtores em seu uso para a alimentação animal.

A seleção e o manejo da alfafa em regiões de clima temperado já estão bastante avançados, porém, muitos fatores ainda precisam ser investigados para garantir o sucesso dessa cultura em área tropicais como, por exemplo, o processo de fixação biológica de nitrogênio.

Xavier et al. (2005) estudaram, na Embrapa Gado de Leite, a eficiência de dois inoculantes de Rhizobium meliloti no desenvolvimento das cultivares Crioula, Crioula CNPGL 1 e P-30 em Latossolo Vermelho-Escuro, distrófico, fase cerrado. As características químicas do solo eram: pHágua = 5,3; matéria orgânica = 2,55 g/dm3, Al = 0,3 cmolc/dm3; Ca = 2,9 cmolc/dm3; Mg = 0,5 cmolc/dm3; K = 0,08 cmolc/dm3; PMehlich = 2,12 mg/kg. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação e, antes do plantio, o solo foi corrigido com calcário e adubado com fósforo, potássio e micronutrientes. Foram testados quatro tratamentos: inoculante 1; inoculante 2; sem inoculante com adubação nitrogenada; e sem inoculante nem adubação nitrogenada (testemunha). Na Tabela 1 são apresentado os dados de massa de raiz e parte aérea, N-total e percentagem de N no segundo corte do experimento.

Tabela 1. Massa seca de parte aérea e raiz, N-total e percentagem de N em alfafa com ou sem o uso de inoculantes e adubação nitrogenada no segundo corte.


OBS: Média nas colunas seguidas por letras iguais não diferem entre si pelo teste LSD (P<0,05). Os autores observaram que tanto a massa seca de parte aérea quanto a de raiz foram menores no tratamento testemunha (sem inoculante e sem nitrogênio) que nos tratamentos com inoculação ou adubação nitrogenada. Além disso, o nível de N-total e a percentagem de N foram mais elevados para os tratamentos com inoculante que para os demais. Os tratamentos sem inoculante não nodularam, indicando que não havia presença de R. meliloti na população nativa de rizóbio. Os autores concluíram que há necessidade de inocular a alfafa com rizóbio específico nas regiões tropicais.

Comentário:

A alfafa é uma leguminosa forrageira de elevado potencial de produção e boa qualidade. Apesar disso, ela ainda é pouco utilizada no Brasil devido, principalmente, à falta de cultivares adaptados e à escassez de informações sobre seu cultivo. O trabalho de Xavier et al. (2005) aborda a fixação biológica de nitrogênio que é um ponto chave para o cultivo dessa forrageira. A constatação de que não há rizóbios nativos específicos reforça a necessidade de seleção de estirpes adequados às condições tropicais e compatíveis com as cultivares recomendadas para essas regiões e, também, da inoculação das sementes antes do plantio.

XAVIER, D.F.; GOMES, F.T.; LÊDO, F.J.S.; PEREIRA, A.V. Eficiência de inoculantes de rizóbio na nodulação de alfafa em solo de Cerrado. Revista Brasileira de Zootecnia, v.34, n.3, p.781-785, 2005.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress