Mundo da fantasia – Por Gil Reis
7 de agosto de 2020
Atenção sanitária deixa frigoríficos de carne bovina em alerta constante
7 de agosto de 2020

DTechEX: Carne à base de células não será comum até 2040

As carnes criadas em laboratório a partir de células animais não devem ser compradas pelos consumidores comuns até pelo menos 2040 e só será responsável por 35% da ingestão global, mesmo assim, de acordo com as conclusões de um novo relatório realizado pela analista de pesquisas IDTechEX. O relatório afirma que um dos maiores obstáculos para a popularização do produto é o alto custo de produção. 

A maior parte do custo pode ser atribuída ao meio de crescimento usado para alimentar as células usadas para produzir carne cultivada, custando até US$ 400 por litro. “Junte isso aos biorreatores usados para criar o produto que necessita de centenas de litros de alimento para produzir um único quilograma de células cultivadas, o que representa um enorme obstáculo para a produção sustentável”, indicou. 

“Embora tudo isso possa parecer pessimista, é importante manter um senso de perspectiva. Carne cultivada é uma indústria inteiramente nova e é natural que haja alguns desafios. A carne cultivada tem um enorme potencial de impacto na produção global de alimentos, mas a indústria e seus apoiadores terão de gerir as expectativas em seus anos de formação”, completou o texto. 

A aprovação regulatória é outro grande desafio que os produtores de carne cultivada enfrentam. Antes de poder ser vendida comercialmente, a carne cultivada deve garantir a aprovação dos órgãos competentes, o que na União Europeia pode levar cerca de dois anos, e 18 meses nos Estados Unidos. 

“Entretanto, nenhuma empresa de carne cultivada apresentou uma proposta de aprovação regulatória”, disse o relatório. 

Fonte: Agrolink.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress