Mercado Físico da Vaca – 03/08/10
3 de agosto de 2010
Mercados Futuros – 04/08/10
5 de agosto de 2010

Dr. João Ricardo Alves Pereira: “O tempo de ensilagem deve ser o menor possível dentro das possibilidades do agricultor”

Dr. João Ricardo Alves Pereira é Professor-adjunto do Departamento de Zootecnia, Curso de Zootecnia UEPG/Castro (PR). Nessa entrevista, Pereira fala sobre escolha do híbrido a ser plantado, ensilagem e vantagens dos volumosos. Confira!

1 – Quais os pontos principais no planejamento da ensilagem? Desde a escolha do híbrido a ser plantado até a operação de ensilagem.

João Ricardo Alves Pereira: O produtor deve procurar orientação agronômica sobre qual ou quais híbridos seriam mais adequados à situação de sua propriedade. Essa orientação deve considerar fatores importantes que interferem na produtividade da lavoura, como a altitude, época de plantio, fertilidade do solo, risco a determinadas pragas e doenças entre outros. Respeitadas essas recomendações e práticas culturais durante o ciclo da cultura, ele poderá ter boa produtividade e facilitar o processo operacional da ensilagem.

2 – Quais são as opções de volumosos para ensilagem e suas vantagens e desvantagens? Quais os produtos a Pioneer Sementes indica para esta finalidade?

João Ricardo Alves Pereira: Existem algumas opções de volumosos conservados na forma de silagem, como capins, cana de açúcar e sorgo. A escolha deve levar em consideração a finalidade que terá esse volumoso (categoria animal) e os custos dos outros insumos complementares. O produtor, muitas vezes, opta por volumosos de menor custo de lavoura, que geralmente produzem grandes quantidades de massa verde, entendendo que terá uma silagem de menor custo. No entanto, quando ele for alimentar as categorias mais produtivas de um rebanho leiteiro ou mesmo buscar maior ganho de peso em confinamento de gado de corte ele terá que fazer a complementação da dieta com elevadas quantidades de alimentos concentrados. Nesse momento a menor qualidade do volumoso “mais barato” reduz sensivelmente o retorno econômico da dieta e o produtor passará a depender fortemente de uma situação de mercado onde ele tenha concentrados mais baratos, o que na prática torna-se muito difícil.

A Pioneer indica silagem de milho de alta qualidade como uma alternativa de volumoso. Em todo o mundo essa é a opção mais utilizada em virtude de se colher elevadas quantidades de matéria seca por hectare com alto valor nutricional. O produtor que faz silagem de milho de qualidade dependerá menos da compra de alimentos concentrados, o que permitirá maiores margens e lucro na atividade. A decisão de escolha pelos híbridos que deverão ser plantados para a produção de silagem de alta qualidade dependerá da região a ser cultivada e das práticas de manejo a serem adotadas. De forma geral, os principais híbridos recomendados são 32R22, 30R50, 30F53, 30B39, 30F90 e 30S40, nas suas versões convencionais e geneticamente modificadas a exemplo das versões com a tecnologia Bt. Esses híbridos quando adequadamente manejados produzem elevada quantidade de matéria verde, matéria seca e energia por hectare.

3 – Como converter todo o trabalho de escolha do híbrido, plantio, adubação, tratos culturais, etc, em volumoso de boa qualidade?

João Ricardo Alves Pereira: O produtor deve ser criterioso na execução das práticas de ensilagem. É fundamental colher no ponto ideal de corte, pois garantirá que se tenha a máxima produtividade com a melhor qualidade. O grão de milho deve estar no estágio farináceo duro, com teor de matéria seca total da planta variando entre 32 e 37%. O silo deve ser limpo, seco e de fácil acesso. O tempo de ensilagem deve ser o menor possível dentro das possibilidades do agricultor. Para tanto, é importante que a estrutura, tais como: ensiladeira, capacidade de transporte da silagem até o silo e equipamentos para compactação estejam o mais adequado possível. Também é muito importante que a ensiladeira esteja adequadamente regulada para que proceda o corte da silagem num tamanho de partícula que facilite dentre outros processos o de vedação do silo, afim de que garanta um processo de fermentação eficiente e uma boa conservação.

4 – Pensando na parte operacional do processo de ensilagem, quais são os fatores que devem ser observados para garantir a qualidade da silagem?

João Ricardo Alves Pereira: O planejamento da lavoura combinando híbridos de diferentes ciclos ou de elevada sanidade favorece muito o processo operacional por flexibilizar a janela de corte. O maquinário de corte deve estar muito bem regulado, com afiação de facas e regulagem da contra-faca, no caso de ensiladeiras convencionais. No caso de serviços terceirizados, com maquinas automotriz, o produtor deve se informar sobre os recursos da máquina e explorar ao máximo sua eficiência de colheita e qualidade de corte. A boa qualidade de corte facilita a compactação e a fermentação, além de um maior processamento dos grãos e, conseqüentemente, melhor aproveitamento pelo animal.

5 – As perdas na ensilagem e desensilagem muitas vezes são maiores do que o esperado. Qual é a maneira correta de realizar esses procedimentos a fim de reduzir os custos com perdas?

João Ricardo Alves Pereira: O produtor deve tomar todos os cuidados para garantir condições ideais para uma boa fermentação da silagem. As plantas devem ser colhidas com teores de matéria seca entre 32 e 37%; a picagem das plantas e quebra de grãos deve ser uniforme para facilitar o processo de compactação, que deve ser intenso (sempre maior que o tempo de corte); a vedação do silo com lona plástica deve garantir um ambiente anaeróbio e sem qualquer tipo de infiltração. Respeitadas essas condições as perdas na ensilagem e retirada da forragem serão minimizadas.

6 – Como aumentar a produtividade e reduzir custos por tonelada produzida?

João Ricardo Alves Pereira: O aumento da produtividade da lavoura é conseguido por meio da adequada seleção de híbridos e utilização de práticas de manejo, tais como: tratamento de sementes, população de plantas, nível de adubação, etc, além de um adequado processo de ensilagem. A silagem de milho só é considerada como um volumoso de maior custo, para aquelas propriedades de baixa produtividade na lavoura. Lamentavelmente, muitos produtores ainda buscam reduzir custos usando sementes de baixa qualidade e reduzindo insumos (adubo e práticas culturais), isso quando não destinam à ensilagem as lavouras, ou parte delas, que tiveram sua produtividade comprometida. Eles se esquecem que o milho que não foi colhido na forma de silagem terá que ser adquirido, num custo muito maior, na forma de grãos. Na produção de silagem os custos operacionais, que sempre representam mais de 30% do custo total, são sensivelmente reduzidos a medida que a produtividade aumenta. Num segundo momento, minimizar as perdas de silagem, desde a lavoura até o fornecimento aos animais, também será fator determinante na redução de custos.

7 – Para obter-se lucro com a produção de gado corte é importante a redução dos custos de produção. Os gastos com o trajeto para transportar silagem podem ser reduzidos através de um bom planejamento. Como calcular o dimensionamento e localização correta do silo a fim de reduzir o custo com transporte?

João Ricardo Alves Pereira: Antes de definir onde serão os silos, o produtor deve ter em mente qual será o trajeto mais fácil e econômico para os tratamentos de rotinas com os animais. Ele deve estar consciente do custo por hora dos equipamentos envolvidos (trator, vagão misturador, etc), das distâncias a serem percorridas e do custo da mão de obra, aspectos que poucos consideram. O silo deverá ser dimensionado de acordo com a quantidade diária a ser retirada. Como essas avaliações nem sempre são exatas, o produtor deve optar, quando possível, por dividir a produção em silos menores do que o planejado. Dessa maneira, a compactação é facilitada, o fechamento é mais rápido e os cortes diários retirarão todo o painel (superfície de corte) numa maior profundidade, minimizando perdas.

Fonte:Pioneer

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress