4ª Noite da Pecuária – integrando a universidade e o campo
24 de abril de 2014
A ciência do bem-estar animal é fantástica e nos mantém estimulados a buscar respostas – Paola Rueda [Prêmio BeefPoint Bem-estar Animal]
24 de abril de 2014

Com adoção de medidas de manejo racional evitamos muitos acidentes – Joaquim Loureiro [Prêmio BeefPoint Bem-estar Animal]

BeefPoint realizará um grande evento – BeefSummit Bem-estar Animal – no dia 8 de maio de 2014, no Centro de Convenções do Ribeirão Shopping, na cidade de Ribeirão Preto/SP.

O evento terá a participação especial de Temple Grandin – pesquisadora que é referência mundial em bem-estar animal, também terá palestras inovadoras, com o Prof. Mateus Paranhos da Costa e pecuaristas que são referência nas práticas de bem-estar animal no Brasil.

Estes profissionais irão compartilhar casos de sucesso e aprendizados nesta área que cresce, a cada dia, dentro da cadeia produtiva da carne. E para fechar o dia com chave de ouro realizaremos a entrega do Prêmio BeefPoint 2014 – Edição Bem-estar Animal, que irá homenagear pecuaristas, profissionais, vaqueiros e pesquisadores que são referência em BEA no Brasil.

O público escolherá por meio de votação online, o vencedor de cada categoria. Assim, para você – leitor BeefPoint – conhecer melhor os indicados, nós preparamos uma entrevista com cada um deles!

Conheça Joaquim Loureiro Pereira, finalista na categoria Produtor Referência em Bem-estar Animal.

Captura de Tela 2014-04-17 às 11.43.30

Joaquim Loureiro Pereira é pecuarista na região de Paragominas/PA. Nas horas vagas adora pescar e jogar futebol, além do que, se mantém informado em assuntos pecuários por meio do portal do BeefPoint e da revista DBO.

BeefPoint: O que você implementou de diferente em sua propriedade, que levou você a ser um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Bem-estar Animal?

Joaquim Pereira: Acredito que um dos principais motivos, seja o calçamento do curral com um piso antiderrapante criado por mim mesmo e calçamento de cochos com materiais orgânicos disponíveis na propriedade, melhorando assim, o acesso dos animais nos bebedouros e cochos de sal. Além de algumas divisões e adequações recomendas pelos profissionais da BEA Consultoria e Treinamento.

 

Captura de Tela 2014-04-17 às 11.42.32

Captura de Tela 2014-04-17 às 11.43.06

BeefPoint: Por favor, conte sobre o trabalho que vem desenvolvendo na área de bovinocultura de corte e bem-estar animal na sua propriedade.

Joaquim Pereira: Começamos fazendo módulos e dividindo por igual o tamanho dos pastos, facilitando o manejo e melhorando a acessibilidade dos animais com o uso de corredor até os currais e casa de cocho e bebedouros.

Captura de Tela 2014-04-17 às 11.43.16

BeefPoint: Quais técnicas/práticas você desempenha em sua fazenda que resultou em bons resultados, quando o tema é bem-estar animal?

Joaquim Pereira: Procuramos melhorar os pontos de água, cochos com espaços proporcionais e recomendáveis a quantidade de animais existente no lote, facilitando o acesso do rebanho.

Na propriedade ouve uma mudança radical, desde ao manejo com ferrões pontiagudos a ferrões energizados para somente banderolas, sem nenhum tipo de grito.

BeefPoint: Conte para nós qual a aceitabilidade de sua equipe quanto às técnicas de bem-estar animal? Como é feito o treinamento de seus funcionários?

Joaquim Pereira: No começo tivemos uma certa resistência, pois a forma antiga de manejo, envolvia muita gritaria e violência, mas após os treinamentos logo notaram-se os resultados e tudo foi ficando mais fácil para a compreensão dos colaboradores.

Assim, são feitas reuniões com consultores, demonstrações de manejo e acompanhamento no período de maior movimentação que é a vacina.

BeefPoint: Por que decidiu adotar medidas de bem-estar animal em sua propriedade? Teve o apoio de alguma empresa e/ou profissional da área?

Joaquim Pereira: Surgiu a proposta no nosso sindicato rural e alguns pecuaristas se dispuseram a implementar o sistema na propriedade e o resultado é muito satisfatório.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Joaquim Pereira: Era frequente a morte de animais, pois o manejo era agressivo e desordenado, os currais com atoleiros em lotes com muitos animais, que resultava em acidentes, desde pisoteios a afogamento em lama.

BeefPoint: Qual inovação e/ou novidade no setor você mais gostou dos últimos anos? O que precisamos inovar?

Joaquim Pereira: Os programas de cadastramento de animais com tecnologia de chip que nos dá a possibilidade de monitorar a vida individual dos animais, tanto na reprodução e engorda. Assim, acho que o Brasil precisa de produtos com maior eficiência e custos mais baixos.

BeefPoint: Quais seus planos para 2014?

Joaquim Pereira: Investir em mais um módulo de intensificação.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária brasileira hoje?

Joaquim Pereira: Conscientizar os produtores de que é possível produzir mais, sem precisar desmatar e usando a tecnologia disponível que temos.

BeefPoint: Qual o exemplo de profissional dessa área você mais admira?

Joaquim Pereira: Aquele que acredita na pecuária mesmo sem ter nenhum apoio do nosso governo.

BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?

Joaquim Pereira: Vamos acreditar em nossa atividade e produzir com eficiência, pois o mundo precisa da gente.

Confira mais algumas fotos enviadas por Joaquim Pereira ao BeefPoint:

Captura de Tela 2014-04-17 às 11.42.13

Captura de Tela 2014-04-17 às 11.42.49

Captura de Tela 2014-04-17 às 11.42.58

Captura de Tela 2014-04-17 às 11.43.24

Captura de Tela 2014-04-17 às 11.43.53

Conheça melhor o BeefSummit Bem-Estar Animal!

555x90-Bem-estar

Prêmio BeefPoint 2014 – Edição Bem-estar Animal – Vote agora em quem é referência no Brasil!

450x90

Quer ganhar um convite? Participe da promoção de fotos BeefSummit Bem-estar Animal!

CONCURSO-DE-FOTOS---555X90

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress