Diesel mais caro: Nos últimos dois meses foi registrado, em cotação realizada pelo Imea, o maior preço médio por litro de óleo diesel em Mato Grosso (R$ 3,08) desde o início da série em 2011, com aumento de 15,0% em relação a abr/15.
Apesar de o combustível não possuir grande representatividade no custo de produção, sua utilização é importante em diversas operações no campo, além, é claro, no transporte de animais para a indústria e, posteriormente, na distribuição da carne em si.
Apesar do aumento no preço do diesel, o poder de compra do bovinocultor melhorou 3,6%, entre abril/14 e abril/15, fechando o mês em 43,3 l/@. Isso se deve à valorização de 19,1% na arroba do boi gordo no mesmo período.
De acordo com o indicativo de mercado futuro, o preço da arroba tende a continuar firme. Assim, é importante controlar todos os tipos de gastos da propriedade, tendo em vista as incertezas do cenário econômico do Brasil.
Observações:
8 – Considera-se para o cálculo do equivalente físico do boi gordo um animal de 17 arrobas ou 255 quilogramas de carcaça; 49% do peso advém do traseiro com osso, 39% do dianteiro com osso e 12% da ponta de agulha, todos os cortes com osso no atacado.
9 – Consideram-se para o cálculo equivalente físico do boi gordo + couro/sebo os pesos dos cortes cárneos com osso e o peso do couro e sebo obtido no abate de um bovino.
10 – Consideram-se para o cálculo equivalente físico do boi gordo + couro/sebo + subprodutos o peso dos cortes cárneos com osso no atacado, o peso do couro e sebo e os pesos dos subprodutos da indústria.
11 – Consideram-se para o cálculo equivalente dos cortes desossados + couro/sebo + subprodutos o peso dos cortes cárneos desossados no atacado, o peso do couro e sebo e o peso dos subprodutos da indústria.
12 – Para o cálculo da relação de troca entre o boi gordo e o bezerro de 12 meses considera-se um boi gordo de 17 arrobas.
Fonte: Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).