Mercado Físico da Vaca – 04/06/09
4 de junho de 2009
Mercados Futuros – 05/06/09
8 de junho de 2009

Dicas CFM para o manejo do gado

Você sabia que bovinos são animais que sentem, pensam, decidem e que tem uma capacidade enorme de aprender se estivermos dispostos a ensinar? Que a medicina moderna não é capaz de compensar o resultado do mau manejo do gado? Que os animais conseguem ler a nossa expressão corporal e nos respondem de acordo com a maneira como os manejamos? Que só quando nos mantemos calmos e confiantes conseguimos construir a confiança nos animais? Que quanto mais se maneja o gado com baixo stress, mais confortáveis eles vão ficando na nossa presença e por isso compreendem melhor o que é esperado deles?

Você sabia que bovinos são animais que sentem, pensam, decidem e que tem uma capacidade enorme de aprender se estivermos dispostos a ensinar? Que a medicina moderna não é capaz de compensar o resultado do mau manejo do gado? Que os animais conseguem ler a nossa expressão corporal e nos respondem de acordo com a maneira como os manejamos? Que só quando nos mantemos calmos e confiantes conseguimos construir a confiança nos animais? Que quanto mais se maneja o gado com baixo stress, mais confortáveis eles vão ficando na nossa presença e por isso compreendem melhor o que é esperado deles?

Essas são algumas das muitas questões que, se forem introduzidas em um questionário para ser aplicado aleatoriamente ao pessoal de campo responsável pela lida com a criação, as respostas serão quase sempre a mesma: não. Eduardo Borba – idealizador do Projeto Doma, especializado no manejo de animais de fazenda e parceiro da Agro-Pecuária CFM – sabe bem como é conviver com essa falta de informação.

O especialista dá algumas dicas valiosas sobre como evitar o estresse com os animais e com isso desenvolver a sensibilidade para identificar as particularidades que envolvem o comportamento animal e que podem ser a diferença entre uma relação harmoniosa entre homem e animal ou um caos total dentro da criação.

Não podemos confundir stress com pressão. O stress acontece quando os animais não conseguem responder, natural e calmamente às nossas demandas e é isso que faz com que os resultados sejam absolutamente indesejáveis. Um gado bem manejado consegue aguentar pressões incrivelmente altas e continuar calmo e respondendo às nossas demandas. No entanto, se aplicamos uma pressão de maneira tal que os animais não conseguem compreender, vamos fazer com que eles se estressem rapidamente.

O comportamento baseado no medo é o responsável pela maioria dos acidentes, tanto com pessoas como com o próprio gado. Se o que estamos procurando é controle, não existe espaço para o stress. Alias, ele é absolutamente contra producente. Quando durante o manejo o gado fica agitado, na maioria das vezes é por causa do medo que faz aflorar o Instinto de Auto Preservação.

O pânico acontece quando, por não dar a devida importância ao significado do Instinto de Auto Preservação, coloca-se uma pressão que ultrapassa os limites de segurança dos animais, resultando em acidentes graves e muitas vezes fatais. Mais uma vez, entender o significado e a importância da Preservação, permite ao homem interagir com o gado numa sintonia mais fina que resultarão no comportamento desejado. Uma das ramificações da Preservação é o Instinto de Rebanho que nos predados é muito forte, por isso, manejar um animal isolado é conduzi-lo ao stress. Quando estão em grupo, se acalmam e se deixam manejar melhor.

É absolutamente natural o gado refugar diante de movimentos. Tanto faz se são pessoas, coisas ou sons (barulho) que não sejam familiares. O gado tem uma visão panorâmica, seus olhos estão posicionados de lado e não na frente como nos predadores. Seu campo visual é extremamente largo, mas eles têm pontos cegos, bem atrás e bem na frente deles. Precisam abaixar a cabeça quase no chão para determinar a profundidade de uma sombra ou uma possa d´água. Precisam virar quando são surpreendidos no ponto cego. Existe ainda uma forte sensibilidade aos contrastes, tanto os muito escuros, como os muito claros O uso de tom de voz macio e suave também ajuda quando queremos uma convivência “pacífica”. Gritos e tons de voz altos perturbam o comportamento deles.

É preciso muito cuidado quando vamos nos aproximar de animais agitados, com medo ou em situação de pressão excessiva, principalmente de machos inteiros, que mostram um senso de dominação e agressividade elevado, pode levar a ocorrência de acidentes. Situação semelhante ocorre com fêmeas que costumam proteger seus bezerros de forma agressiva.

Quando vamos manejar animais, é importante considerar alguns pontos. A Zona de Fuga que é a distancia que estamos dos animais no instante que eles começam a se movimentar, é um exemplo.

O Ponto de Equilíbrio é a linha da paleta dos animais. Quando me posiciono atrás desse ponto crio um movimento para frente. Quando me posiciono na frente desse ponto crio um movimento para trás. Compreender Zona de Fuga e o Ponto de Equilíbrio permite-nos a dirigir o gado calmamente e com segurança. Zona de Fuga e Ponto de Equilíbrio são aspectos individuais de cada animal. Quando nos posicionamos na direção da sua cabeça, o gado se movimenta na direção oposta à aquela que estamos posicionados.

O Espaço de Influencia é criado a partir da transformação da Zona de Fuga em nosso favor, desenvolvendo uma movimentação ritmada e controlada, modulando a voz num tom que tenha uma musicalidade conseguimos criar o que chamamos de Espaço de Influencia Positivo. O contrário é o que todos nós já conhecemos. Movimentação agressiva e gritaria criam o que chamamos de Espaço de Influencia Negativo, conduzindo os animais a um alto nível de stress. A movimentação lenta e calma provoca o efeito desejado.

O gado estressa rapidamente num curral super lotado. O gado precisa de espaço para se movimentar e expressar o seu Instinto de Auto Preservação. Precisamos estar atentos para que a lotação esteja sempre na metade da capacidade ou um pouco acima da metade. O gado é muito preciso a respeito de coices. Suas pernas traseiras tem longo alcance, e sua mira é infalível, tanto faz se para trás, para o alto, para o lado, para frente, estar atento e acordado faz parte do jogo. “Atenção sobre si” para podermos nos posicionar e nos apresentar de maneira segura e que os animais possam compreender o que queremos.

O entendimento e aplicação dessas dicas tornarão o trabalho mais eficiente com bovinos nos currais. Os ganhos com animais manejados com baixo estresse serão percebidos através das diminuições de perdas por lesões, da redução do tempo de manejo dos lotes e até na melhoria da qualidade do trabalho dos funcionários. Essa filosofia de trabalho demanda esforço contínuo de aprendizado e monitoramento, mas que com a disciplina passará a fazer parte do dia-a-dia do trabalho de campo e, com certeza, trará resultados econômicos positivos para a fazenda.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress