A formação de crianças e jovens na agropecuária melhora a possibilidade de envolvimento com o campo – Felipe Moura
17 de janeiro de 2014
Balança Comercial do Agronegócio: confira os resultados de 2013, carne bovina é destaque [MAPA]
17 de janeiro de 2014

Devemos dar oportunidade para o recém formado mostrar seu potencial – Hélio Augusto De Biasi Marcelino

O Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que identificou e reconheceu os jovens talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença em nosso setor. O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro.

A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Varanda Ribeirão, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.

Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:

– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)

– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)

– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)

– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles. Confira abaixo a entrevista Hélio Augusto De Biasi Marcelino, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – Mato Grosso do Sul.

Captura de Tela 2014-01-17 às 10.53.41

Hélio Augusto é zootecnista, fez especialização em produção sustentável de ruminantes, trabalhou 9 anos na Agropecuária Paquetá, 3 anos como zootecnista e 6 anos como gerente. Gerente da Fazenda União em Três Lagoas por 4 meses e atualmente trabalha na Agroceres Multimix.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Hélio Augusto: O desenvolvimento do projeto New Gen, realizado na Paquetá, onde o diretor do Grupo Edison Rech, me delegou um desafio, eu agarrei e realizei esse sonho de fazer as novilhas nelores emprenharem aos 12-14 meses de idade, este foi um grande sucesso.

BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?

Hélio Augusto: Acredito que seja pelo trabalho desenvolvido até hoje na Paquetá e atualmente na Agroceres.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Hélio Augusto: Conseguir produzir animais machos super precoces da raça Nelore, prontos para abate aos 14 meses com 16 arrobas e fracassar na comercialização pois estes animais entraram no mercado comum, ou seja não consegui agregar valor nesse animal.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Hélio Augusto:  Dedicação e esforço para me destacar na Agroceres, buscando espaço e reconhecimento dos meus superiores.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Hélio Augusto:  Pretendo trabalhar muito para cumprir com meus objetivos e assim crescer profissionalmente.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Hélio Augusto: Devemos dar oportunidade para o recém formado mostrar seu potencial, uma pessoa experiente sempre auxiliando e dando liberdade para o jovem falar e mostrar suas idéias, pois assim surgem grandes projetos.

A New Gen surgiu assim, o diretor do grupo acreditou em mim e deixou eu fazer um trabalho com precocidade sexual trabalhando com fêmeas nelores, muitos não acreditavam, porém, quando mostramos os resultados todos ficaram surpresos.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?

Hélio Augusto: Eu admiro 2 grupos e 3 pecuaristas. O Grupo Hofig que tem um grande trabalho de pecuária. O Grupo Br Pec que vem iniciando um belo trabalho, um projeto inovador na região do Pantanal. E o pecuarista Silvio Burani, a Terra Desenvolvimento Pecuário, que vem realizando um grande trabalho com integração lavoura-pecuaria-floresta. O pecuarista Renato, dono da Campanário que tem uma das fazendas mais produtivas do MS, com a integração lavoura pecuária. Claudio Carvalho da Fazenda Naviraí, um belo trabalho de genética.

BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?

Hélio Augusto: A precocidade do rebanho Nelore em conjunto com a carne de qualidade com o uso do cruzamento com raças britânicas (Angus e Hereford).

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Hélio Augusto: Hofig, Santa Mariana, Fazenda Cristo, Campanário.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Hélio Augusto: Que continuem sempre em busca de novidades e investindo em tecnologia.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress