Marfrig reduz prejuízo líquido pela metade
24 de fevereiro de 2017
Plano Nacional de Saúde Animal será finalizado neste ano
24 de fevereiro de 2017

Desperdício ameaça segurança alimentar no mundo, alerta pesquisa

Um novo estudo revela que, atualmente, quase 20% dos alimentos disponibilizados aos consumidores são perdidos por conta dos excessos à mesa, acima das necessidades nutricionais diárias (o que muitas vezes desencadeia doenças, como a obesidade) e pelo desperdício de alimentos.

Segundo a pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, a população mundial consome cerca de 10% mais alimentos do que precisa, enquanto quase 9% estraga ou é jogado fora deliberadamente.

Os esforços para reduzir as bilhões de toneladas perdidas poderiam melhorar a segurança alimentar global – garantindo que todos tenham acesso a uma dieta nutritiva, segura e acessível – além de reduzir os danos ao meio ambiente, dizem os pesquisadores.

Usando os dados levantados principalmente pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a equipe descobriu que quase metade das colheitas – ou 2,1 bilhões de toneladas – são perdidas por consumo excessivo (acima das necessidades nutricionais diárias), desperdício do consumidor final e ineficiência nos processos de produção, dizem os pesquisadores.

A pesquisa destaca que a produção de gado é o processo menos eficiente, com perdas de 78% ou 840 milhões de toneladas. Cerca de 1,08 bilhão de toneladas de colheitas são utilizadas para produzir 240 milhões de toneladas de produtos animais comestíveis, incluindo carne, leite e ovos. Este estágio sozinho responde por 40% de todas as perdas de colheitas mundiais, dizem os pesquisadores.

Incentivar as pessoas a comer menos produtos animais, reduzir o desperdício e não exceder suas necessidades nutricionais poderia ajudar a reverter essas tendências, segundo o estudo que foi publicado na revista científica Agricultural Systems.

Fonte: Exame, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress