Ações de agro têm ganhos expressivos e safra recorde justifica novas altas
27 de julho de 2021
Preço de bezerro dispara nos EUA e indica carne bovina mais cara
27 de julho de 2021

Desempenho exportador das carnes nas quatro primeiras semanas de julho

Em julho corrente as exportações de carnes vêm apresentando desempenho acima da média e tendem a completar o mês com novo recorde no volume exportado. Mas o melhor desempenho transcorridas as quatro primeiras semanas de julho (1 a 24, dezessete dias úteis) vem sendo o da carne de frango.

Em vez de decrescer como tem sido praxe, a média diária embarcada na semana passada aumentou em relação às semanas anteriores e, com isso, a média diária mensal se encontra agora em 18.398 toneladas, resultado que corresponde a um aumento de mais de 25% sobre o mesmo mês de 2020 e agora projeta, para a totalidade do corrente mês, embarques superiores às 400 mil toneladas, um quinto a mais que o exportado um ano atrás.

Com evolução mais moderada, a carne bovina registra embarques médios da ordem de 7.676 toneladas diárias, 4,3% a mais que há um ano. Mas como julho corrente tem um dia útil a menos, a carne bovina corre o risco de não alcançar o recorde mensal registrado em 2020 – 169.275 toneladas, justamente no mês de julho. O previsto, no momento, é um recuo, porém inferior a meio por cento.

Já as exportações de carne suína sofrem arrefecimento crescente. Pela média diária, os embarques até agora efetivados permanecem em semi estabilidade, com incremento de apenas 0,21%. E isto, considerado o mês mais curto, sinaliza queda mensal superior a 4% no volume embarcado.

Os eventuais entraves, no entanto, acabam totalmente minimizados com a recuperação de preços das três carnes. Por ora, e comparativamente a julho de 2020, o da carne bovina registra aumento de, praticamente, 32%, o da carne de frango de quase 30% e o da carne suína de mais de 18%.

Os efeitos dessa valorização recaem diretamente sobre a receita cambial que, neste mês, deve atingir novo recorde e pode superar a casa do US$1,8 bilhão, aumentando mais de 35% em comparação a julho de 2020.

Fonte: Avisite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *