Mercados Futuros – 12/11/07
12 de novembro de 2007
Spread (diferença) entre indicador Esalq/BM&F boi gordo à vista e equivalente físico, de janeiro de 2002 a outubro de 2007
14 de novembro de 2007

Demora na volta da carne paraguaia à UE

A carne paraguaia já está em condições de retornar ao mercado da União Européia (UE), mas a abertura deste mercado está demorando devido aos questionamentos referentes à carne brasileira.

A carne paraguaia já está em condições de retornar ao mercado da União Européia (UE), mas a abertura deste mercado está demorando devido aos questionamentos referentes à carne brasileira, de acordo com reportagem do ABC Color Digital.

“O Paraguai, no fundo, não está completamente isento do impacto que está tendo a discussão entre UE e Brasil, principalmente pela questão da Irlanda e Grã-Bretanha, que estão muito contra a carne brasileira”, disse o presidente do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) do Paraguai, Hugo Corrales.

Corrales disse que os funcionários do DG SANCO (órgão técnico assessor da UE) não querem complicar mais a situação de tensão e, para isso, simplesmente não tratam o caso do Paraguai, antes que a questão com o Brasil seja esclarecida, apesar disso não ser reconhecido oficialmente pelas autoridades européias.

Corrales disse que o Paraguai já enviou todos os documentos necessários para remover as objeções feitas pela UE, completando as recomendações. No entanto, disse que a DG SANCO está mantendo o caso do Paraguai “no freezer” até que se esclareça a situação com o Brasil.

O Paraguai já esteve habilitado a exportar carne à UE. As exportações foram suspensas em 2003 devido a problemas no sistema sanitário paraguaio na ocasião. Após uma série de modificações na estrutura sanitária do país e após duas auditorias da UE, o Paraguai se encontra em condições de retomar as exportações, disse Corrales.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress