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Demanda por carne cresce apesar do crescimento de alternativas à base de plantas, segundo relatório

Impossible Burgers nos parques da Disney. Sanduíches de café da manhã Beyond Meat no Starbucks. O hambúrguer Plantiful no Wendy’s. Outro dia, outro lançamento de produto à base de planta, ou pelo menos parece. Adicione a frequência dos contra-ataques dos pecuaristas que segmentam os requisitos de rotulagem e o idioma à mistura e você será perdoado por supor que a carne estava com problemas. Mas, como mostra uma análise recente, a demanda por proteína animal está aumentando.

Apesar do boom de produtos à base de plantas, a The Power of Meat 2020 revela que o apetite por proteína animal é forte. As vendas nos EUA superaram US $ 69 bilhões em 2019, de acordo com o relatório anual de tendências conduzido pela Food Industry Association (FMI), a Fundação para Pesquisa e Educação de Carne e Aves e o Instituto Americano de Carne. Os gastos das famílias em geral aumentaram, com vendas aumentando nos departamentos de carne bovina e de frango, em valor e volume.

Diante das crescentes evidências científicas – incluindo um exame recente da Universidade de Oxford do impacto ambiental de 29 alimentos, que identificaram carne bovina, cordeiro e carneiro e queijo como geradores de maior emissão de gases de efeito estufa – o estudo constatou que quase metade dos consumidores ( 49%) pensam que a agricultura animal não prejudica o planeta “se for feita corretamente”.

Quarenta por cento dos participantes relataram interesse em aprender mais com as empresas de carne sobre seu impacto ambiental, enquanto 46 por cento queriam ouvir sobre práticas de cuidados com animais, 57 por cento sobre práticas de segurança e 58 por cento sobre nutrição.

Como estudos anteriores demonstraram, The Power of Meat 2020 descobriu que os chamados flexitarianos – vegetarianos flexíveis ou pessoas que adotam uma abordagem não restritiva ao consumo de carne – são mais numerosos do que aqueles que se identificam como vegetarianos ou veganos. O relatório colocou o número de flexitarianos em 12%; uma pesquisa de 2019 realizada pela Universidade Dalhousie e pela Universidade de Guelph descobriu que quase 20% dos canadenses estão comendo menos carne ou cortando-a completamente.

“Uma das histórias mais convincentes da análise é que 85% dos compradores compram cortes específicos de carne e estão comendo porções menores, mas com o volume total de vendas subindo um pouco, isso significa que eles estão comendo com menos frequência”, Rick Stein, O vice-presidente de alimentos frescos da FMI, disse em comunicado.

Nos EUA, o consumo de carne bovina em particular nunca foi tão alto: conforme declarado pela Associação Nacional de Produtores de Carne de Vaca, as vendas aumentam desde 2015, atingiram o pico de todos os tempos em 2019 e só devem continuar aumentando.

Enquanto isso, as alternativas à base de plantas representam apenas um por cento de todas as vendas de carne no varejo, de acordo com o Good Food Institute, uma organização sem fins lucrativos que promove alternativas à base de carne e laticínios. Independentemente da proliferação de ofertas baseadas em vegetais de alto perfil no mercado, as vendas de alternativas – geralmente mais caras que suas contrapartes derivadas de animais – ainda não estão em sintonia com a carne.

Em um esforço para preencher essa lacuna, um dos principais players está ajustando seus preços. Para tornar seus hambúrgueres mais competitivos financeiramente com a carne bovina, a Impossible Foods anunciou que cortaria os preços em 15% no início deste mês. Ethan Brown, CEO da concorrente Beyond Meat, expressou uma intenção semelhante no ano passado, dizendo à Forbes: “Não há razão (proteína à base de plantas) não deve ser mais barata que a carne”.

Fonte: National Post, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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