Categories: Giro do Boi

Demanda por carne bovina: mais complexa do que você pensa

Em 2019, a indústria de carne bovina dos EUA testemunhou números recordes. No total, 26,4 milhões de cabeças de novilhos e novilhas, além de outros 7,1 milhões de cabeças de vacas e touros foram abatidos para produzir níveis recordes de carne bovina no país. Esses números de produção e abate se traduzem em 234 milhões de quilos de carne por semana, filtrando o mercado dos EUA. Com a produção recorde de carne bovina de todos os tempos, a indústria continua empenhada em aprender o máximo possível sobre a demanda de carne bovina.

Derrell Peel, professor de Agronegócio da Universidade Estadual de Oklahoma, fez uma parceria com a ex-aluna de mestrado Lauren Bell-Clark para estudar as complexidades da demanda por carne bovina. O estudo consistiu em 30 entrevistas com representantes de 22 organizações em todos os segmentos da indústria de carne bovina, incluindo distribuidores, processadores adicionais, varejo, serviços de alimentação e organizações da indústria.

A partir das entrevistas, a equipe obteve informações adicionais para entender melhor os produtos de carne bovina, o fluxo e a interação do produto. Peel e Clark relataram seus resultados durante o 2020 Cattle Industry Convention Cattlemen’s College, realizado em 5 de fevereiro em San Antonio, Texas.

“O objetivo do nosso projeto de pesquisa era avaliar a demanda por carne bovina e desagregá-la em muito mais detalhes”, disse Peel. “A demanda por carne bovina não é uma coisa, os consumidores não compram carne bovina, compram produtos específicos ou cortes de carne bovina e, na maioria das vezes, o maior substituto para um produto bovino é outro produto bovino”.

No resumo da pesquisa abrangente de Bell, algumas das principais conclusões incluíram o crescimento e o crescimento futuro previsto da carne moída no mercado. Atualmente, a carne moída representa 50% do consumo no mercado de carne bovina dos EUA, mas as estimativas são de que poderia crescer para 62%. O crescimento também está sendo testemunhado em produtos com osso. Ela também informou que o varejo continua a impulsionar a demanda por carne bovina mais do que o serviço de alimentação, e as exportações estão aumentando a demanda e os níveis de preços por cortes, principalmente do chuck.

O tamanho da carcaça continua aumentando, resultando em implicações no setor, como seu impacto no trabalho. “O trabalho é um enorme desafio no setor, independentemente do segmento com o qual conversamos”, disse Peel. Os problemas associados à mão-de-obra variaram entre os segmentos, mas incluíram itens como tamanho e peso da carcaça nas fábricas, peso adicional às caixas entregues no varejo e serviços de alimentação e acesso à mão-de-obra na cadeia de suprimentos.

Outra mudança interessante observada sobre a demanda foi a mudança no padrão sazonal de preços para diferentes cortes. Os impactos são valores superiores mais altos e valores inferiores mais baixos do que o que a indústria normalmente experimentou para cortes específicos ou mudanças completas na sazonalidade devido à demanda, criando um desafio para os demais processadores de carne bovina.

Anteriormente, as partes interessadas da indústria de carne eram capazes de tomar decisões dentro do calendário, no entanto, os entrevistados relataram que essa não será uma prática padrão no futuro devido a mudanças nas práticas sazonais e mudanças contínuas na demanda.

“A maneira como olhamos tradicionalmente a demanda por carne bovina não será suficiente no futuro”, relatou Peel.

==

PS: Os 3 episódios da nossa série AgroTalento estão liberados.

Corre lá, e assiste.

Os segredos da gestão que gera lucro na fazenda da família, construindo seu legado.

Fazenda boa é a fazenda que dá lucro.

Quais são as 7 técnicas essenciais para aumentar o lucro da sua fazenda?

É nosso melhor conteúdo já produzido até hoje.

LINK para assistir: http://agrotalento.com.br/novo

Tem alguém que precisa do AgroTalento?

Tem alguém que precisa desse conhecimento.

Vamos sortear uma vaga no AgroTalento. De presente. De graça.

Se você quer ganhar uma vaga…

Se você quer dar uma vaga de presente…

Acesse www.agrotalento.com.br/presente e se cadastre gratuitamente no sorteio.

Ao se cadastrar você recebe um link único para convidar outras pessoas.

Cada pessoa que você convida, você ganha mais 3 pontos, ou seja, mais 3 chances de ganhar.

LINK para ganhar e convidar: www.agrotalento.com.br/presente

Fonte: Artigo de B. Lynn Gordon, para a BEEF Magazine, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

This post was published on 14 de fevereiro de 2020

Share
Published by
Equipe BeefPoint

Recent Posts

Mercado de carne de frango tem Recuperação frágil após tempestade Covid-19, diz Rabobank

A indústria avícola global está se recuperando gradualmente de uma tempestade que ocorreu no primeiro… Read More

7 de julho de 2020

Teste rápido é inútil para conter a covid-19 dentro de frigoríficos

Sob escrutínio das autoridades devido à propagação da covid-19 entre funcionários, os frigoríficos brasileiros podem… Read More

7 de julho de 2020

Brasil cobra do Japão abertura de mercado para carne e melão

O Brasil e vários outros países cobraram do Japão, mais uma vez, maior abertura de… Read More

7 de julho de 2020

Boi: 50% dos pecuaristas podem deixar a atividade até 2040, diz Embrapa

Um dos pilares do agronegócio brasileiro, a cadeia da pecuária de corte movimentou o correspondente… Read More

7 de julho de 2020

Exportação de carne bovina bate recorde

As exportações brasileiras de carne bovina (in natura e processada) somaram 172,36 mil toneladas em… Read More

7 de julho de 2020