Governo regulamenta o Selo Arte, que vai permitir a venda interestadual de alimentos artesanais
19 de julho de 2019
Quais indicadores usar para melhorar os resultados da fazenda?
19 de julho de 2019

Defina o que é hobby e o que é negócio na fazenda

Acredito totalmente que precisamos trabalhar com negócio, com propósito, com paixão. Não quero que ninguém tenha um negócio que, embora dê muito lucro, a pessoa odeie! Agora também não quero que a pessoa tenha uma “coisa”, que tenha muito propósito e paixão, mas que não dá dinheiro.

Se não der dinheiro, nem negócio é! É uma brincadeira, um hobby. Está tudo bem se for um hobby. No entanto, um auto-engano perigoso é você chamar de negócio o que é hobby.

Estou lembrando de um aluno do AgroTalento que, em sua fazenda tem pecuária e criação de cavalos. E ele adora cavalos! Ele começou a pensar esse negócio de cavalos em um negócio. Como esse cara tem uma cabeça muito boa para negócios, ele percebeu que o negócio de cavalos poderia ser bom se fosse bem pequenininho, representando cerca de 2% a 4% do faturamento da fazenda dele. E ele estava super feliz, dedicando 4% do tempo para os cavalos.

O que não pode é ter um negócio grande demais que consome muitos recursos da fazenda. Assim, se você tem um hobby na fazenda, tenha a coragem de dar nome de hobby ao que é hobby e dar nome de negócio ao que é negócio, além de dar o tamanho que cada negócio permite.

Foque em coisas que dão resultado, lucro e crescimento e faça as perguntas difíceis!

https://www.instagram.com/p/B0GXR2PFL69/?utm_source=ig_web_copy_link

Fonte: AgroTalento.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress